• Autor: Victor Pinheiro
  • 13 Minutos de leitura
  • 18 de junho de 2024

Conteúdo criado por humano

Pesquisa de palavra-chave: como acertar no planejamento

Para acertar no seu planejamento de SEO, a pesquisa de palavra-chave deve ser uma das prioridades.

Quando bem executada, a pesquisa fornece insights sobre as intenções e necessidades do seu potencial cliente. Ela é base, portanto, para gerar conteúdo relevante, impulsionar o tráfego orgânico e aumentar a visibilidade da sua empresa.

Por isso, neste conteúdo, vamos te ajudar a implementar uma pesquisa de palavras-chave eficiente. Entenda mais sobre o que é e como criar a pesquisa, as suas vantagens, quais tipos de palavras-chave usar, o que é ICP e muito mais.

Boa leitura!

O que é uma pesquisa de palavra-chave

As pessoas encontram o seu conteúdo através da consulta feita na barra de pesquisa do Google. A palavra-chave é justamente o termo usado pelos usuários para encontrar o resultado.

Dessa forma, podendo ser chamadas de keywords, as palavras-chave falam muito sobre o comportamento do público-alvo, quais perguntas e desafios eles apresentam.

Para gerar tráfego orgânico, é essencial que o conteúdo publicado pela empresa seja relevante para alguém.

Criar conteúdo com a mesma palavra-chave que os usuários usam em suas pesquisas mostra ao Google que você tem o conteúdo que eles procuram. Isso faz com que seu site seja considerado útil e merecedor de ser exibido.

As palavras-chave são a base de toda a sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Ao entender quais são mais relevantes, você pode otimizar o seu site e conteúdo para se classificar melhor nos resultados.

Isso faz com que a sua página aumente em visibilidade, tráfego e conversões.

Sendo assim, a pesquisa de palavras-chave é a definição de quais temas são mais relevantes para o seu público, quais possuem o melhor volume de buscas e representam as melhores oportunidades de se conectar com os clientes.

A pesquisa é sobre descobrir e analisar uma lista de palavras-chave valiosas para a estratégia de SEO, keywords capazes de direcionar cada decisão de marketing que você toma.

Com a pesquisa de palavras-chave para SEO, o seu planejamento será estratégico e baseado em dados, e não baseado em achismos.

Qual a importância da pesquisa de palavra-chave para o SEO - queen seo marketing

Qual a importância da pesquisa de palavra-chave para o SEO?

O SEO é sobre melhorar a sua estratégia com objetivo de aparecer nas primeiras posições do Google.

E, como você viu, para ser encontrado por potenciais clientes e estar no topo das pesquisas, você precisa fazer a sua empresa se tornar relevante ao utilizar as palavras-chave estratégicas.

Por meio da pesquisa de palavra-chave, você também pode entender as perguntas e problemas que o seu potencial-cliente está tentando resolver.

Ao aprender quais termos e frases eles usam ao pesquisar produtos ou serviços relacionados ao seu, você pode aplicar os mesmos termos.

As palavras-chave identificadas podem e devem ser usadas para otimizar o conteúdo de SEO, como títulos, descrições, textos e mais.

A pesquisa de palavras-chave também ajudará na criação de conteúdos que atendam às necessidades de seu público.

O conteúdo passa a ser melhor direcionado, capaz de atrair e converter visitantes mais qualificados. Isso torna a sua página ainda mais valiosa aos olhos do Google e, naturalmente, gerando potencial de ser melhor posicionado.

Assim, você pode melhorar sua visibilidade no Google e aumentar o tráfego orgânico. Os visitantes mais qualificados também estarão mais propensos a comprar suas soluções, aumentando a probabilidade de fechar novos negócios.

Tipos de palavras-chave

Ao identificar as palavras-chave que seu público-alvo está usando, você pode criar conteúdo que atenda às suas necessidades e interesses. Mas, primeiro, comece conhecendo alguns dos principais tipos de palavras-chave:

Palavras-chave de cauda longa (Long Tail Keywords)

As palavras de long tail ou cauda longa, como o nome indica, são frases mais específicas, com baixa concorrência, referindo-se a buscas mais exatas. São geralmente compostas por três ou mais palavras e representam um tráfego mais qualificado.

A exemplo: como fazer o SEO de um site – volume de busca: 20 por mês.

busca de palavra-chave no SemRush - como fazer SEO

Palavras-chave de cauda curta (Short Tail Keywords)

São termos de pesquisa mais genéricos, compostos por uma ou duas palavras. Embora possam trazer um grande volume de tráfego, também são altamente competitivas e podem não gerar leads tão qualificados.

A exemplo: SEO – volume de busca: 40.500 por mês.

SEO na busca de palavra-chave do semrush

Palavras-chave de cauda média (Middle tail)São termos mais específicos, alinhados às buscas, com concorrência menor – mas ainda desafiadora.

A exemplo: Estratégia de SEO – volume de busca: 260 por mês.

pesquisa de palavra-chave no semrush - estratégia de SEO

Palavras-chave LSI (Latent Semantic Indexing)

O LSI pode ser traduzido para o português como “indexação semântica latente”. São palavras ou frases semanticamente relacionadas à sua keyword principal. Assim, o Google pode entender o contexto do conteúdo.

A exemplo: O que é SEO – volume de busca: 2.400 por mês.

pesquisa de palavra-chave no semrush - o que é seo

O que você deve lembrar na hora de fazer uma pesquisa de palavra-chave - queen seo marketing

O que você deve lembrar na hora de fazer uma pesquisa de palavra-chave

Então, vamos começar as dicas mais práticas e úteis na sua pesquisa de palavras-chave para SEO. Confira:

ICP da empresa

Antes de começar a pesquisa de palavras-chave, é fundamental entender quem é o seu alvo.

Então, conheça bem o seu perfil do cliente ideal (Ideal Customer Profile ou ICP), buscando analisar o seu comportamento de busca e identificar quais são seus principais desafios, problemas e necessidades.

Defina aspectos como: idade, gênero, localização, hábitos, motivações e mais. Depois, descubra quais termos eles estão usando para procurar soluções semelhantes às suas.

O ICP descreve o cliente perfeito para a sua empresa. Conhecê-lo é fundamental, pois permite que você se concentre nas palavras-chave mais importantes e que de fato são pesquisadas pelo seu target.

Estratégia da Concorrência

Investigue quais palavras-chave estão sendo usadas pela concorrência, pois elas costumam ser importantes para o setor. Afinal, elas entregam valiosos insights sobre quais termos estão funcionando.

Considere critérios como:

  • Quais palavras-chave estão se classificando melhor;
  • Quais são os tipos de conteúdo, sempre considerando o seu próprio ICP e a sua estratégia de SEO.

Objetivos e metas de SEO

É natural que os objetivos e metas da sua estratégia de SEO orientem a sua pesquisa de palavras-chave.

Por exemplo, se o objetivo é aumentar o tráfego orgânico para o site da empresa, você pode preferir se concentrar em palavras-chave com um alto volume de pesquisa.

Se, por outro lado, o objetivo é alcançar mais leads qualificados e aumentar as conversões, você pode querer se concentrar em palavras-chave de cauda longa.

De toda forma, você pode equilibrar o seu planejamento para que as metas sejam cumpridas. Como assim? Se você tem metas de aumentar o tráfego orgânico, mas também trazer leads qualificados e conversões, você pode aplicar um funil de conteúdo, sendo estratégico tanto para topo de funil quanto fundo de funil.

Independentemente, você precisa definir metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e com prazo) para a sua estratégia de SEO, de forma a monitorar o progresso, comunicar os objetivos para a equipe e alinhar expectativas.

Como fazer uma pesquisa de palavra-chave eficiente

Finalmente, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer a pesquisa de palavras-chave para SEO e, claro, começar a otimização de conteúdo com palavra-chave. Confira:

Utilização de ferramentas

Existem muitas ferramentas de SEO que podem ser utilizadas nessa jornada, todas facilitadoras da busca, identificação e análise de palavras-chave que representam boas oportunidades para a sua empresa.

São bons exemplos o Semrush e Ahrefs, que mostram o volume de busca para diferentes palavras-chave, bem como o nível de concorrência.

O SemRush é uma das ferramentas de SEO mais completas do mercado. Ele oferece vários recursos, incluindo pesquisa de palavras-chave, quais estão gerando tráfego para os seus concorrentes, novos termos para segmentar e acompanhar o desempenho e mais.

pesquisa de palavras-chave SEO no SemRush

Uma outra ferramenta importante para o setor é a Niara que funciona como uma IA generativa, e pode ajudá-lo a identificar as palavras-chave mais relevantes.

Ela também analisa o seu conteúdo e o conteúdo dos seus concorrentes para sugerir otimizações ou palavras-chave que podem ajudá-lo a melhorar o seu posicionamento.

E ainda falando sobre IA generativa, o Google AI Overview, lançado durante o evento Google I/O 2024, promete transformar a forma como interagimos com a tecnologia na busca online.

E isso também irá afetar as estratégias de SEO, pois as respostas oferecidas pelo Google no mecanismo de busca será entregue ao usuário a partir de inteligência artificial.

Sendo assim, este novo recurso está projetado para fornecer insights valiosos em pesquisas mais complexas, onde a inteligência artificial pode agregar valor significativo aos resultados da busca.

Com a introdução da AI Overview, as palavras-chave de cauda longa e consultas específicas ganham destaque, tornando-se ainda mais relevantes.

É crucial repensar sua estratégia de SEO e ajustar suas palavras-chave para se alinhar com as mudanças trazidas pela IA generativa.

Pesquisar por palavras-chave de acordo com o funil de conteúdo

Primeiramente, você entendeu quem é o perfil do seu cliente ideal – quais são as suas necessidades, interesses e comportamentos. Você também sabe quais são as ferramentas para pesquisa de palavras-chave.

Agora, é hora de alinhar essa pesquisa à estratégia de conteúdo.

Uma das formas de fazer isso é aplicando o funil de vendas. Ele funciona da seguinte forma: Topo do Funil (ToFu), Meio do Funil (MoFu) e Fundo do Funil (BoFu). Cada estágio requer um tipo diferente de conteúdo e palavra-chave.

  • Topo do Funil (ToFu): aqui o objetivo é atrair tráfego. Então, as palavras-chave a serem usadas são mais genéricas e de alto volume.
  • Meio do Funil (MoFu): no meio do funil, as pessoas já estão cientes de seu problema e estão buscando possíveis soluções. Então, as palavras-chave são mais específicas e focadas.
  • Fundo do Funil (BoFu): aqui as pessoas já estão prontas para tomar uma decisão. As palavras-chave aqui são específicas e muitas vezes incluem os nomes das soluções, marcas, serviços ou produtos.

É importante entender como funciona o funil, porém essa não a única opção de estruturar o conteúdo.

Inclusive, também pode ser eficiente estruturar e organizar os tipos de conteúdos de uma forma mais cíclica e contínua, a partir do estudo da intenção de busca dos usuários.

Portanto, é importante ter ao seu lado uma equipe preparada que saiba qual a melhor estratégia de acordo com o segmento que a sua empresa atua.

Procurar diferentes variantes de palavras-chave

Pesquise variações de palavras-chave e palavras-chave relacionadas para otimizar o SEO e alcançar um público ainda mais amplo.

Como você viu, existem várias ferramentas para pesquisas de palavras-chave que podem te ajudar, permitindo encontrar essas variações. As ferramentas entregam sugestões, mas o próprio Google também.

Na parte inferior da página de resultados, você encontrará uma seção chamada “Pesquisas relacionadas”. Estas são outras palavras-chave que as pessoas pesquisam e que estão conectadas à sua palavra-chave original.

Utilizar filtros de acordo com o objetivo de ranqueamento

Use filtros de acordo com o objetivo de ranqueamento em diferentes pesquisas. Por exemplo:

SERP (Search Engine Results Page)

Use filtros para encontrar palavras-chave que tenham uma alta taxa de conversão, como as de cauda longa, que indicam uma intenção de pesquisa muito específica.

Filtre as palavras-chave por nível de concorrência para encontrar aquelas que têm menos competição, facilitando o ranqueamento na SERP.

Vídeo

Se você está criando conteúdo de vídeo, use filtros para encontrar palavras-chave que sejam relevantes para o segmento, como o assunto do vídeo ou palavras-chave que incluem termos como “tutorial” ou “vídeo”.

Você também pode observar as palavras-chave por número de visualizações.

Local

Se você quer ranquear para pesquisas locais, use filtros para encontrar palavras-chave com nomes de cidades, estados ou regiões. Ao usar esses filtros, sempre tenha em mente o ICP e a sua intenção de busca.

Pesquisar os trends e as keywords trabalhadas pela concorrência

Veja quais palavras-chave os seus concorrentes estão usando, afinal, a análise competitiva é uma parte vital do SEO. Ela permite identificar as melhores práticas do setor e descobrir novas oportunidades.

Além disso, a pesquisa de palavras-chave deve ser atualizada continuamente, portanto, é essencial revisitar os termos com regularidade. Não se trata de uma ciência exata, mas sim de uma estratégia que precisa de monitoramento e análise constante.

A ideia não é copiar seus concorrentes, mas sim aprender com o mercado e usar essas informações para construir a sua própria estratégia.

Notes novo 02 - queen seo marketing

Benefícios de uma boa estratégia de palavras-chave

Uma estratégia de pesquisa de palavras-chave bem planejada e implementada gera enormes vantagens para a sua empresa.

Afinal, as palavras-chave são fatores decisivos para que o Google determine a relevância e classificação do seu site. Ao otimizar o seu conteúdo com as palavras-chave certas, você pode aumentar a visibilidade da página no buscador.

A estratégia de palavras-chave é essencial para atrair leads qualificados, indicar o que seus clientes em potencial estão usando, buscando e precisando, além de ajudar a alcançar pessoas que têm uma probabilidade maior de conversão em clientes fidelizados.

Ao criar conteúdo que é relevante e que se classifica bem, você pode estabelecer a sua empresa como uma autoridade no setor, gerar credibilidade e fechar mais negócios. Assim, a estratégia de palavras-chave têm um impacto significativo no sucesso da sua organização.

Qualquer profissional de marketing consegue fazer uma pesquisa de palavra-chave?

Embora a pesquisa de palavras-chave possa parecer simples, ela requer uma compreensão profunda de vários aspectos. Então, qualquer pessoa pode fazer uma pesquisa de palavras-chave, mas ter a expertise certa faz uma grande diferença.

É preciso que o profissional entenda a necessidade da empresa, o perfil do cliente, como usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave e mais, além de ter ampla experiência em SEO.

Apenas profissionais experientes e capacitados têm um entendimento profundo dos algoritmos do Google. Isso quer dizer, como eles funcionam.

Além disso, profissionais experts em SEO conseguem reunir as habilidades necessárias para analisar e interpretar os dados para a formulação de uma estratégia eficiente.

O profissional saberá qual ferramenta é a melhor, como considerar todo contexto particular da corporação, os objetivos e muito mais. Então, é essencial que a sua pesquisa de palavras-chave seja executada pelos profissionais certos.

A nossa equipe tem toda a expertise que você precisa, além de contar com ferramentas de alta performance, trabalhar para entender as necessidades da sua empresa e do seu ICP e personalizar cada solução segundo os objetivos da sua estratégia.

Conheça as soluções de SEO que vão acelerar o crescimento do seu negócio e transformar o seu site o seu principal canal de vendas. Fale com nossos especialistas.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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