- Autor: Victor Pinheiro
- 8 Minutos de leitura
- 30 de junho de 2023
Conteúdo criado por humano
Entenda o que é um domínio de site e a importância de escolher bem
Você está entrando agora no ambiente digital e ainda não sabe o que é um domínio de site?
De fato, ter um nome na web para identificar a empresa é essencial, pois aumentam as oportunidades da sua empresa em alcançar mais clientes.
Então, se você busca aumentar a autoridade da sua empresa e posicionar o seu negócio no mercado digital, é preciso escolher bem o seu domínio.
Confira no conteúdo abaixo o que é um domínio de site, quais as vantagens em ter um domínio bem escolhido e o que ele influencia na estratégia de SEO. Boa leitura!
Afinal, o que é um domínio de site e qual a sua importância
Registrar um domínio é o primeiro passo para que um site seja publicado. Esse, precisa ter um nome de fácil memorização, pois servirá para que seus clientes localizem o seu negócio online.
Basicamente, é o endereço que você digita na barra do navegador para acessar um site. O domínio faz parte do endereço único para a página web. Assim, ele funciona como porta para que as pessoas cheguem até o seu conteúdo.
Exemplo: www.queenseo.com.br .
Normalmente, ele consiste no nome do site e uma extensão de domínio, e ajuda os usuários a encontrarem a sua página sem precisar memorizar o endereço IP. Esses nomes de domínio são fundamentais para que a estrutura da internet funcione.
É importante lembrar que o domínio é diferente da URL (Uniform Resource Locator), embora eles caminhem juntos. A URL é o endereço completo, e o domínio faz parte dela.
O domínio também é diferente da hospedagem, que é o serviço de armazenamento de arquivos de um site em um servidor. Ao publicar um site, esses arquivos ficam disponíveis na Internet, para que visitantes acessem a página e possam navegar.
Quando um domínio é memorável, ele fortalece a empresa e ajuda o público-alvo a encontrar a página mais facilmente.
Erro 404: o que fazer quando o servidor não consegue encontrar a sua página.
Onde e como é feito o registro de domínio
Na prática, o que é um domínio de site e como ele funciona?
Um site tem dois elementos: o domínio e o servidor de hospedagem. Os domínios são conectados aos seus endereços IP e apontam para o servidor que hospeda o site específico.
Quando um usuário insere um domínio no navegador, ele, na verdade, está procurando por um endereço de IP associado na rede global de servidores DNS (Sistema de Nomes de Domínio). Em resposta, o servidor com o endereço IP entrega os dados ao navegador.
Já com o IP, o browser irá solicitar os dados do site ao serviço de hospedagem, que armazena todas as informações da página, e, assim que tiver a resposta, poderá mostrar o site ao usuário.
O domínio é uma parte essencial para construir a identidade do site e a sua presença na Internet. Registrá-lo é o primeiro passo para garantir uma boa presença online e aumentar a sua visibilidade.
Para o registro, comece abrindo um gerador e checando se o domínio que você deseja está disponível. Você deve fazer isso pelo Registro.br, que coordena e faz a manutenção dos domínios no país. Logo na página inicial há um campo para que digite o seu domínio.
O Registro.br também traz explicações sobre as extensões e indicações de outras nomenclaturas que você pode usar.
Se o domínio desejado estiver disponível, você provavelmente precisará se cadastrar no serviço de registro, que pedirá nome, e-mail, telefone e endereço. Então, faça o registro do domínio, onde terá que inserir também o seu CPF ou CNPJ.
Você deverá informar o DNS do servidor em que seu site está hospedado. O próprio site Registro.br disponibiliza um serviço de DNS.
De qualquer forma, use um registro de sua confiança para comprar o domínio. Confira a lista de registros de domínio legítimos no banco de dados do ICANN. Então, se necessário, faça o pagamento.
Se você deseja registrar um domínio que não termine com “.br”, é indicado que faça isso em um serviço de hospedagem. Dependendo da extensão que você escolher, pode incluir outros serviços, como e-mail corporativo.
Depois que o registro de domínio estiver completo, você poderá acessar um painel de controle com ferramentas de gestão para ele.
Cloaking SEO: saiba o que é e por que evitar!
Como escolher bem um domínio de site
Na hora de escolher o seu domínio, seja estratégico. O domínio deve:
- Ser de fácil memorização para os usuários;
- Ser encontrado rapidamente por ferramentas como o Google e o Youtube, por exemplo;
- Dar credibilidade ao nome da sua empresa;
Também é essencial que ele esteja conectado ao negócio, ao seu serviço e ao nome da empresa. Dessa forma, os usuários terão mais facilidade para lembrar e acessar a sua página. Eles devem associar o domínio à empresa na qual confiam.
Pense sempre na sua estratégia de branding durante a criação. O domínio deve ser cativante e, claro, caber no orçamento. Precisa possuir entre 2 e 26 caracteres e não iniciar ou terminar com hífen. É indicado que não tenham acentos.
Embora o domínio tenha deixado de ser fator de ranqueamento do Google, ainda pode influenciar indiretamente para isso. Portanto, ao pensar no domínio, você também pode levar isso em consideração.
Quais as vantagens de ter um domínio próprio
Se ainda está em dúvida, você precisa conferir algumas das razões pelas quais um domínio é essencial para a sua empresa:
Memorização
O potencial cliente pode acessar o seu site e chegar até as suas soluções sem um domínio, mas seria muito mais demorado. Isso porque inserir o IP, que é feito de números é bem mais difícil de memorizar. Já o domínio é mais acessível e fácil para os usuários.
Otimização de branding
Um domínio criado corretamente transmite credibilidade, confiança e autoridade, além de comunicar o seu projeto ao público-alvo de forma eficiente, alimentando a sua estratégia de branding.
Credibilidade
Com um domínio personalizado, você estará transmitindo profissionalismo para o seu cliente. Além disso, ter esse tipo de domínio permite a criação de e-mails corporativos únicos para lidar com os prospects e os stakeholders de forma consistente.
Estratégia de SEO
Um bom domínio está diretamente ligado a uma boa estratégia de SEO. Ele deve ser memorável e impactar de forma positiva a otimização do site frente aos buscadores.
Como o domínio de site influencia na estratégia SEO
Como você já sabe, o domínio é um endereço único para acessar o seu site. E uma vez pensado estrategicamente, facilita na memorização, otimização do branding e do marketing orgânico.
Para as estratégias no digital, o domínio irá tornar mais fácil a localização do site da empresa, a criação de e-mails exclusivos e a aplicação das técnicas de Search Engine Optimization, ou Otimização para Serviços de Busca (SEO).
Afinal, através do domínio fica mais fácil configurar as técnicas de otimização de SEO, bem como monitorar o tráfego do site e o comportamento dos leads usando o Google Analytics.
Você verá quais das soluções e serviços estão sendo mais pesquisados, quais conteúdos estão sendo lidos, entre outros dados úteis para o planejamento. Além disso, os mecanismos de busca priorizam o endereço intuitivo e que oferece valor para o usuário.
A URL amigável é mais fácil de ser entendida, entregando melhor experiência ao usuário para que ele escolha o site que mais corresponde às suas expectativas. Assim, o seu site terá mais chance de aparecer nos primeiros resultados de qualquer mecanismo de busca.
Quer saber mais sobre como otimizar a sua página para os buscadores? Confira as nossas dicas de técnicas de SEO.
E se você quer saber como otimizar o seu site e utilizar estratégias SEO para escalar a sua presença digital e melhorar o posicionamento digital da sua empresa, clique aqui e converse com nossos especialistas.
A Queen é uma consultoria de SEO especializada em alavancar os resultados em leads qualificados e orgânicos para negócios nas mais diversas áreas.