Autor: Victor Pinheiro
11 Minutos de leitura
4 de junho de 2024
Conteúdo criado por humano
O que é CTA e práticas eficientes para aumentar a conversão
Os CTAs são chamadas para a ação que exercem forte influência sobre o comportamento dos usuários dentro de uma página online. Eles servem para gerar engajamento, guiar o potencial cliente durante a jornada de compra, melhorar a taxa de conversão, direcionar mais tráfego para a oferta e mais.
Na realidade, provavelmente o CTA já está na sua rotina. Usuários clicam em um CTA para ler textos, baixar aplicativos, fazer inscrições para um webinar, acessar conteúdos, dentre outras ações. A possibilidade de usar esse recurso é infinita, porém é importante manter uma estratégia.
Por ser uma ferramenta tão relevante, é normal que o seu uso gere tantas dúvidas. Então, continue a leitura para entender o que é CTA, para que serve e como implementar esse recurso em conjunto com uma estratégia SEO para converter leads a partir do tráfego orgânico. Vamos lá!
O que é CTA
Então, o que é CTA? A sigla significa “Call to Action”, ou, em português, chamada para ação. Uma pequena frase que pode causar grande impacto nas suas estratégias de conversão.
Os CTAs podem vir em forma de texto, botão, link, banner e outros. Eles são compostos por palavras que incentivem a tomada de decisões, solicitando ação imediata por parte dos usuários, como “baixe agora”, “saiba mais” ou “inscreva-se já”.
Ao utilizar esse recurso é importante que você deixe claro seu objetivo. Além disso, você deve apresentá-lo de forma destacada para atrair a atenção do usuário a realizar a ação.
Assim, CTAs funcionam bem para praticamente todas as estratégias de marketing como: marketing de conteúdo, e-commerce, conversão, otimização do seu site, dentre outras.
O papel do CTA nas estratégias de SEO
Uma estratégia de SEO é focada nos mecanismos de busca. A sigla significa Search Engine Optimization e reúne técnicas para melhorar o posicionamento do seu site no Google.
As estratégias de SEO incluem uso otimizado de palavras-chave, conteúdos de qualidade, URLs amigáveis, Link Building, otimização do site, dentre outras técnicas para fazer com que o Google consiga rastrear melhor o seu site.
O CTA é fundamental nas estratégias de SEO. Afinal, enquanto o SEO auxilia na atração de usuários, o CTA estimula esses leads a realizarem uma ação dentro da sua página. Essa, acaba sendo um caminho fundamental para que o usuário se torne possível cliente.
Um CTA pode chamar o usuário ao seu site e ajudar a reduzir a taxa de rejeição, aumentando a taxa de permanência.
Dentro de uma página, os CTAs chamam para fechar negócio, comprar, solicitar consultoria, ler os artigos do seu blog, entrar em contato com a sua equipe e muito mais.
Por isso, com o CTA certo, você guia o usuário pelo funil de vendas, podendo aumentar a sua taxa de conversão, outro importante indicador de sucesso para o SEO.

Onde aplicar o CTA: exemplos práticos e eficazes
Para entender o que é CTA na prática, confira alguns exemplos de onde ele pode ser aplicado.
Materiais ricos
Materiais ricos, como e-books, whitepapers, checklists, infográficos, estudos de caso e guias, são ótimas oportunidades para aplicar CTAs. Eles oferecem mais qualidade e valor para o usuário.
Então, aproveite para adicionar um CTA no seu post de blog, incentivando os leitores a baixarem um e-book relacionado para obter mais informações.
Ao fazer o download do material, você consegue captar informações importantes para entrar em contato com o lead, aumentando as chances de fechamento de negócio.
Conteúdos de blog
Os seus artigos devem ser estrategicamente pensados de acordo com a etapa do funil de vendas do seu perfil de cliente ideal. Assim, os CTAs auxiliam os leads a seguirem no funil, até estarem prontos para fechar negócio.
Então, alinhe os Calls to Action em cada etapa, seguindo os objetivos da fase do funil.
Newsletter
A inserção do CTA no começo de um e-mail marketing, por exemplo, pode aumentar em mais de 20% a taxa de cliques. Você sabia dessa?
Então, uma boa mensagem na sua newsletter deve vir acompanhada de CTA’s encantadoras, atrativas e objetivas.
Downloads
CTAs são ótimos para incentivar downloads, principalmente quando os seus usuários buscam um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto.
Ofereça conteúdos exclusivos que mostrem que a sua empresa é autoridade no assunto e pode suprir as necessidades dos clientes.
Os formatos podem ser diversos: e-books, planilhas, podcasts, vídeos, apresentações, entre outros.
Se você tem um negócio na área de SaaS e quer aplicar estratégias específicas para atrair clientes, conheça o nosso conteúdo completo de SEO para SaaS!
Direcionamento de links
Os CTAs também podem ser usados para direcionar os usuários para outras páginas dentro do seu site ou para links externos. Você pode usar o “conheça o nosso blog”, “fale conosco”, “conheça o nossa rede social” e mais, a depender dos objetivos da estratégia.
Vídeos
Você pode incentivar o lead a realizar uma ação desejada através de sugestões, como assistir a vídeos, por exemplo.
Segundo dados da Wibbtz, até o próximo ano, cerca de 82% de todo o tráfego da internet será em formato de vídeos, e a sua empresa precisa se adequar.
Pesquisas
Para captar dados dos seus potenciais clientes, você pode implementar pesquisas, e um CTA pode incentivar mais usuários a participarem.
Pense em algo atrativo para que a persona tenha interesse em responder, oferecendo benefícios em troca, como ofertas especiais.
Testes
Essa chamada busca mostrar ao seu cliente em potencial que ele pode testar a solução oferecida antes de fechar negócio.
Assim, o cliente fica mais confortável para conhecer as funcionalidades da sua solução e se aproximar da empresa. São exemplos as frases “teste grátis agora” e “aproveite o teste grátis”.
Vendas
Um bom CTA pode ser a diferença entre um visitante e um cliente. Então, use CTAs para aumentar as suas conversões e fechar negócios.
Nessa fase, você poderá usar diversos gatilhos como o de urgência (“oferta válida até amanhã!”), provas sociais, exclusividade (“aproveite a oferta exclusiva de consultoria SEO!”), curiosidade (“saiba o que as precisam para aumentar a conversão”) e mais.
Come back
Existem CTAs para atrair novamente os antigos clientes: o famoso Come Back. Nele, você também pode usar os gatilhos já citados e outros, sempre buscando atrair a atenção do seu cliente e disponibilizando benefícios imperdíveis.
Dicas para nunca mais errar no uso do CTA
Como você viu, apesar de parecerem uma pequena parte da sua estratégia de SEO, os CTAs são peças essenciais.
Eles podem melhorar o engajamento do usuário, ajudar no alcance e rastreamento de metas e indicadores importantes, guiar o usuário pela jornada e mais.
Então, saber o que é CTA não é suficiente, pois a empresa ainda pode cometer grandes erros na sua aplicação. Se você quer implementar os Calls-to-Action da forma certa em suas estratégias de conversão, confira as dicas:
Entenda a persona que você quer converter
Não use modelos prontos! É essencial personalizar as suas chamadas de acordo com seu público. A personalização é crucial para garantir eficiência, alinhar cada palavra ao que eles valorizam e adequar a linguagem.
Então, conheça bem o seu ICP ou Perfil do Cliente Ideal, a pessoa para quem os seus CTAs são direcionados.
Utilize o CTA em lugares estratégicos do seu conteúdo
O posicionamento estratégico dos Call-to-Action pode melhorar significativamente as taxas de conversão.
Um CTA colocado no topo da página é o primeiro que o usuário vê. Esta posição é ideal para incentivar o usuário a realizar uma ação imediatamente.
O CTA no meio do conteúdo é eficiente para embasar e ampliar a informação que está sendo apresentada. Ele é chamado de CTA contextual. Existe ainda o CTA na barra lateral “sidebar”, menos intrusivos e comuns para blogs ou sites de notícias.
Por fim, o CTA no final do conteúdo é uma prática comum para gerar envolvimento, permitir que o usuário leia o conteúdo completo e depois continue com a empresa na jornada.
Diversifique o formato do CTA
O formato é outro fator importante a se considerar. Os CTAs baseados em imagens podem ser eficientes, especialmente quando são coloridos, atraentes e comunicam o valor da proposta.
Existem CTAs em formato de texto (links) e ainda os banners, comuns na parte superior do site ou entre seções de conteúdo. Os botões são muito usados para CTAs, pois são intuitivos e fáceis de clicar, especialmente com cores contrastantes.
São vários os formatos e você pode sempre mudar. Se notar que um formato não está performando bem, basta diversificar.
Entenda qual estágio do funil de vendas você deseja atingir
Entenda em que estágio do funil está o seu potencial cliente. Por isso, diferentes tipos de CTA devem ser aplicados, como:
Para visitantes: deve convertê-los em leads, pessoas interessadas que precisam ser nutridas com informação útil, solucionando as suas dores.
Para leads: você precisa guiá-los no funil para que se tornem leads qualificados. Tente fazer com que preencham formulários para captar os seus dados.
Para clientes: fidelize o seu público, avançando no relacionamento entre empresa e cliente.
Faça teste A/B
O teste A/B é valioso para otimizar o seu CTA. Trata-se de criar duas versões diferentes de um elemento da sua estratégia. Assim, esse teste servirá para descobrir qual tem o melhor desempenho.
Teste quais elementos do seu CTA de fato influenciam a taxa de cliques, como o texto, o formato, a cor e tamanho do botão, a posição e mais.
Monitore os resultados
Depois de um período, analise os resultados. Veja qual CTA teve uma taxa de cliques mais alta e eficiente, faça ajustes para sempre implementar a melhor versão e aplique continuamente os testes A/B, analisando variáveis e continuando a otimização.
Verifique, por exemplo, a taxa de cliques (CTR) ou o número de cliques que o seu CTA recebe dividido pelo número de vezes em que ele é exibido. Avalie a taxa de conversão, ou seja, quantos realizaram a ação desejada.
Analise também o ROI do SEO ou seu retorno sobre o investimento, feito com o seguinte cálculo:
ROI = (Lucro – Custo da Campanha) / Custo da Campanha
Tráfego orgânico e CTA: a receita de sucesso para converter leads
CTAs são essenciais para qualquer empresa que pretende converter os clientes. Mas, para aprofundar a sua estratégia, saiba que a combinação de tráfego orgânico, captado por meio de técnicas de SEO e bons CTAs pode ser a fórmula ideal para converter visitantes em leads.
O tráfego orgânico é o número de usuários que entram no seu site sem a necessidade de anúncios pagos.
Dessa forma, o SEO reúne as técnicas de conteúdo e web performance para aumentar o tráfego orgânico, seguindo critérios do Google para ganhar visibilidade.
Para acertar na estratégia SEO e no seu objetivo de vendas, a experiência de profissionais qualificados é primordial.
O SEO eficiente é construído por diversas etapas, com monitoramento e otimização constante que a nossa equipe pode te oferecer.
O nosso time sabe como aplicar técnicas de SEO para gerar tráfego orgânico, fazer auditorias no seu site, produzir conteúdos relevantes, adotar CTAs estratégicos para otimizar a conversão e potencializar os seus resultados.
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