- Autor: Victor Pinheiro
- 11 Minutos de leitura
- 2 de agosto de 2024
Conteúdo criado por humano
Aprenda como usar os links internos de maneira eficiente
Você sabia que 51% dos profissionais de SEO dizem que os blogs devem incluir dois a três links internos em cada postagem, enquanto 36% afirmam que o essencial é incluir três a cinco links internos? Esses dados foram divulgados pela pesquisa da Databox.
Mas, afinal, por quais motivos essa estratégia é tão importante e como utilizá-la para impulsionar a visibilidade da sua empresa no Google?
Links internos são uma tática de link building essencial no seu plano SEO (Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca). Eles são capazes de distribuir autoridade entre as páginas do site, facilitar a navegação e ajudar na indexação.
Então, confira a seguir esse guia completo para te ajudar a entender o conceito em detalhes, a sua importância para o SEO, dicas práticas de implementação e formas inteligentes de otimização para a sua estratégia. Boa leitura!
O que são links internos e qual sua importância para o SEO?
Links internos direcionam o usuário para outras páginas pertencentes ao mesmo domínio.
Assim, costumam ser usados para que os visitantes naveguem entre páginas do seu site ou artigos do seu blog de forma organizada e intuitiva.
Dessa forma, os links internos são essenciais para a arquitetura do site e para a otimização de SEO. Eles ajudam tanto o Google quanto o usuário a navegar e encontrar outros conteúdos do seu domínio.
Como os links internos podem melhorar a experiência do usuário em um site?
Estratégias eficientes de links internos indicam que a sua página é importante aos olhos do mecanismo de busca.
Além disso, também permite estabelecer uma verdadeira hierarquia de informação do site que contém essa linkagem.
A importância do link building interno vai além, já que ele facilita a navegação, melhorando a experiência do usuário (UX), contribuindo para um melhor ranking de SEO e distribuindo autoridade por mais páginas do seu site.
Os links internos permitem que os usuários naveguem de forma mais suave e intuitiva, encontrando informações interessantes que guiam para outras páginas relacionadas ao mesmo tópico de interesse.
Eles levam a conteúdos relacionados que podem ser de interesse do usuário, oferecem valor agregado e, assim, contribuem para aumentar a permanência do visitante nas páginas.
Benefícios do uso de links internos
Vamos explorar com mais detalhes alguns dos benefícios da otimização de links internos. Confira:
Melhor indexação de páginas nos mecanismos de busca
O próprio Google afirma:
“Algumas páginas são encontradas porque o Google já as rastreou anteriormente. Outras, são descobertas quando o Google segue um link de uma página já conhecida, indicando uma nova página.”
Portanto, bons links internos ajudam o Google a descobrir novas páginas em seu site, além de atualizá-lo regularmente sobre conteúdos relevantes.
Afinal, quando os bots rastreiam o seu site, eles seguem os links encontrados. Se você tem links internos apontando para outras páginas importantes, isso agiliza a indexação, ajudando inclusive na compreensão da estrutura e do conteúdo.
Por outro lado, se você tem uma página importante que está “escondida” e não tem bons links apontando para ela, dificilmente o Google poderá encontrá-la rapidamente.
Melhoria na autoridade
No SEO, a autoridade de um site é um dos principais fatores de classificação. Quando você tem links internos de páginas com alta autoridade para páginas com menor autoridade, você “transfere” um pouco dessa autoridade.
Assim, ao mapear uma estratégia sólida de links internos, você contribui para aumentar a autoridade geral do seu site aos olhos do motor de busca.
Dessa forma, cada página contribui para o tráfego orgânico das outras, para a permanência do usuário e para o fortalecimento da autoridade do site de forma geral.
Melhor navegação e experiência do usuário no site
Links internos facilitam a navegação do usuário, pois levam de uma página relevante para outra. Isso não só melhora a experiência, mas também pode facilitar a conversão dos seus visitantes.
Então, um dos fatores fundamentais para a boa navegação do usuário é contar com uma boa arquitetura da informação do site e de todas as URLs internas.
Ou seja, toda página de conteúdo deve ter link para os sub-tópicos relevantes e úteis, da mesma categoria, que provavelmente serão de interesse do usuário que buscou aquele primeiro tema.
Entendendo os tipos de links internos
Como você viu, SEO e links internos andam lado a lado. Além disso, a criação de uma estratégia de links internos pode ter um impacto significativo em sua visibilidade e na experiência geral do usuário em seu site.
Portanto, é uma prática que vale a pena investir tempo e esforço. Então, comece entendendo os principais tipos de links internos:
Links de navegação
Estes são os links encontrados em sua barra de navegação, na barra lateral, rodapé, ou em qualquer outro lugar onde você tenha um menu.
Eles normalmente constituem a estrutura de navegação principal do site, por isso, são elementos presentes em quase todos os endereços web.
Links de conteúdo ou contextuais
Estes são os links que você inclui no corpo do conteúdo do seu site. Eles ajudam a conectar o conteúdo relacionado e a fornecer informações adicionais sobre um tópico específico.
Isso torna a jornada do usuário muito mais rica, estimula o engajamento e o aumento do tempo de permanência.
Breadcrumbs
Existem, ainda, os breadcrumbs. Trata-se de uma trilha de navegação que ajuda a entender onde o usuário está no site e como ele chegou lá.
Os breadcrumbs são especialmente úteis para ajudar a localização do usuário em sites com muitas páginas.
Links internos anexados à imagem
Por fim, existem links internos anexados a imagens que guiam o usuário para uma nova página.
Quais são as melhores práticas para utilizar links internos de forma eficiente?
A criação de links internos é uma prática simples, mas capaz de gerar muitos benefícios para a sua empresa. Então, se você não utiliza essa estratégia ou quer otimizá-la, confira as melhores práticas:
Realizar a auditoria de links internos
A auditoria de links internos serve para revisar e otimizar a estrutura de links do seu site.
Comece fazendo um mapeamento que entregue uma visão geral da estrutura do site. Você pode fazer esse rastreamento com a ajuda do Google Search Console, por exemplo.
Depois, analise os seus links internos. Verifique o número de links internos em cada página, as páginas mais linkadas e as menos linkadas. Procure por links quebrados, evitando que prejudiquem a sua estratégia de SEO.
Estabeleça uma hierarquia dos links internos que faça sentido, seja fácil, relevante e intuitiva, ajudando os usuários na navegação. As páginas mais importantes do seu site devem ter mais links internos apontando para elas.
Ao fim da auditoria, é hora de aplicar as otimizações que podem impulsionar a sua estratégia de links internos.
Utilize texto-âncora relevante para os links
O texto âncora é o texto clicável do link que leva à página. Por isso, deve ser relevante para o endereço que está apontando.
Aplique âncoras naturais, contextualizadas no parágrafo, mantendo-se conectada ao conceito do que foi dito no conteúdo. Use textos descritivos e informativos sobre o link, com palavras-chave relevantes e precisas.
Não use o mesmo texto-âncora repetidamente, aplique-o de forma natural, sem exageros ou palavras genéricas.
Trabalhe com links para páginas importantes
É essencial que todos os links internos sejam relevantes e úteis para o usuário. A melhor prática é garantir que cada link interno acrescente valor e melhore a experiência de quem visita o seu site.
Portanto, implemente os links internos de forma estratégica, com conteúdos recomendados, interligados e com qualidade.
Você pode, ainda, utilizar os links internos de forma estratégica para conectar artigos relacionados, recomendar serviços semelhantes ou direcionar o usuário para páginas importantes para a conversão, como o contato com um consultor.
Mapeamento de links novos e antigos
O mapeamento de links internos é importante, pois ajuda os usuários e o Google a encontrarem seu conteúdo. Isso é válido mesmo após mudanças serem feitas.
Esse processo é um redirecionamento de URLs antigas para URLs novas. Então, primeiro, identifique todas as páginas antigas e atuais e use as ferramentas de rastreio para verificar quais são as correspondentes.
Combine as duas listas para criar um mapa de redirecionamento, mostrando onde cada URL antigo deve levar.
Implemente os redirecionamentos no servidor ou com um plugin, aplicando testes para verificar se tudo está funcionando.
Uso da tag “dofollow”
Para que a estratégia funcione, é necessário que o algoritmo do Google possa seguir os links. Por isso, certifique-se do bom funcionamento do robots.txt do site, verificando se as tags não foram alteradas.
A tag “dofollow” é o padrão para qualquer link. Então, se você não adicionar um atributo ao link, ele será considerado “dofollow”.
Um link “dofollow” pode ajudar a aumentar a autoridade da página para a qual está apontando, sinalizando que ela é valiosa.
Aplique a estratégia de Topic Clusters
A estratégia de Topic Clusters é uma abordagem de SEO que se concentra em uma ideia central (a página pilar) em vez de palavras-chave individuais, o que pode ajudar a melhorar a autoridade e aumentar a visibilidade do seu site.
Então, para começar, identifique os principais tópicos para os quais você deseja que o seu site seja classificado.
Em seguida, crie uma peça de conteúdo “pilar” para cada um dos seus principais tópicos, cobrindo o tema com profundidade, originalidade e relevância.
Agora, crie várias peças de conteúdo que se relacionam com as páginas centrais.
Cada peça de conteúdo deve se concentrar em um sub-tópico específico e linkar de volta para a página pilar. Certifique-se de que todas as suas páginas de conteúdo estão vinculadas à sua página pilar e vice-versa.
Evite o exagero de links internos
Lembre-se de usar links internos com moderação e evitar o exagero, sempre priorizando a experiência do usuário. Não sobrecarregue os leitores com links excessivos e irrelevantes para o conteúdo.
Tente distribuir os links internos de forma equilibrada em todo o conteúdo, evitando aplicá-los em um único parágrafo. Evite linkar sempre para o mesmo conteúdo, buscando sempre fornecer valor adicional para os leitores.
Utilize a teoria dos 3 cliques
Existem alguns estudos que indicam que nenhum conteúdo deve estar a mais de 3 cliques de distância para o usuário. A teoria busca melhorar a navegabilidade, acessibilidade e experiência do usuário.
Afinal, se muitos cliques são necessários para alcançar o conteúdo, tanto o algoritmo do Google quanto o usuário podem jamais identificar a página. Essa regra não oficial funciona “com três cliques a partir da página inicial”.
Utilize links externos
Você sabia que, segundo pesquisa do Databox, 42% dos SEOs gastam o mesmo tempo na construção de links internos e externos?
Enquanto o link interno é aquele que aponta de uma página para outra dentro do seu site, o link externo aponta para uma página de outro domínio.
Eles indicam outros endereços relevantes que apontam para seu conteúdo, mostrando que ele é confiável. Então, sempre que for relevante, inclua links externos otimizados e relevantes nos seus conteúdos.
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