- Autor: Victor Pinheiro
- 16 Minutos de leitura
- 28 de junho de 2024
Conteúdo criado por humano
Link Building: Como construir uma estratégia eficiente
Segundo estudo da Authority Hacker, 79,7% dos profissionais de SEO consideram o link building como uma parte importante da sua estratégia. Ainda assim, segundo a mesma fonte, 52,3% dos profissionais afirmam que o link building é a parte mais difícil do SEO.
Esses dados não são exatamente surpreendentes, já que os backlinks continuam a ser um dos fatores mais influentes no ranqueamento do Google mesmo com a constante mudança nos algoritmos.
Os backlinks de qualidade permanecem consistentes, cruciais para boas estratégias que buscam visibilidade na SERP, mas aparentemente complexos para muitas empresas. A dificuldade está não apenas na obtenção de backlinks, mas na qualidade e relevância das linkagens para a autoridade do seu domínio.
Essa dualidade pode parecer um grande obstáculo, portanto, você precisa entender bem como funciona.
Ao longo desse conteúdo, vamos explorar as razões pelas quais o link building é importante, destrinchar os desafios que ele apresenta e as melhores práticas para elevar a sua presença online com essa estratégia. Continue lendo.
O que é link building
O link building é uma estratégia fundamental de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, de otimização do seu site para que ele seja mostrado nos resultados do Google e facilmente encontrado por potenciais clientes.
A prática envolve a atração de backlinks de qualidade, ou seja, links de outros sites que apontam para o seu próprio site.
São como “votos” de confiança de que o seu endereço web é considerado como uma boa referência no tema que aborda, o que pode influenciar o ranqueamento da página nos resultados.
Estratégias de link building incluem a criação de conteúdo relevante que naturalmente atrai links, a colaboração com outros sites e influenciadores, a publicação de guest posts e mais.
O link building também envolve a análise e a recuperação de backlinks quebrados, além do monitoramento para garantir qualidade.
O processo de link building pode ser desafiador, pois não se trata apenas de obter muitos links, mas sim de conseguir links valiosos.
No passado, as estratégias de link building focaram na quantidade, não em qualidade. Mas, hoje em dia, o cenário é bem diferente.
Atualmente, 93,8% dos profissionais da área afirmam que a qualidade do link é mais importante do que a quantidade de linkagens feitas.
Importância do Link Building para o SEO
Quando o usuário faz uma busca no Google, bilhões de páginas competem por atenção.
Diariamente, elas buscam alcançar um posicionamento de destaque. Aí entra o link building, ou a construção de links, uma das estratégias para melhorar a visibilidade e autoridade do seu site no buscador.
A web funciona como uma rede de estradas onde cada link é uma ponte que conecta localidades. Quanto mais pontes levam ao seu site, mais acessível e relevante ele se torna.
Quando um site relevante para o seu nicho cria um link para o seu conteúdo, isso é visto como uma indicação de que o seu site também é confiável, aumentando a visibilidade e o tráfego orgânico.
Por isso, uma estratégia de link building bem executada impulsiona o seu site para o topo, aumentando a confiança dos usuários, as visitas e as conversões.
Além disso, obter backlinks de qualidade de uma variedade de fontes pode diversificar os canais de tráfego, reduzindo a dependência de uma única fonte e aumentando as possibilidades de estabilidade na web e, claro, de fechar bons negócios.
Bons backlinks também podem ajudar na indexação mais rápida e completa do seu site. O que garante que todo o seu conteúdo e sua estrutura sejam encontrados pelo Google.
Afinal, o mecanismo de busca se baseia nessa rede de links para rastrear e classificar os sites na internet.
Então, enquanto outras táticas de SEO podem ter efeitos mais temporários, o impacto dos backlinks pode continuar a beneficiar o seu site por um longo período.
Benefícios de uma Estratégia de Link Building
Você já viu alguns principais benefícios de investir em uma estratégia bem planejada de link building. Confira também outras vantagens:
- Links contextuais e relevantes podem melhorar a experiência do usuário, fornecendo informações valiosas, dados e até aumentando o tempo que esses usuários passam navegando entre as páginas do seu site.
- Ao investir em link building, você não dependerá apenas do Google para ser encontrado por potenciais clientes.
- Backlinks de qualidade podem atrair visitantes diretamente de outros sites, gerando tráfego orgânico qualificado, já que o usuário está interessado em conteúdos próximos aos seus.
- Backlinks são um dos fatores de ranqueamento do Google, então são necessários para que as suas estratégias de SEO tenham bons resultados.
- O link building proporciona um retorno contínuo sobre o investimento, podendo gerar aumento nas conversões, leads e vendas.
- Ter uma forte estratégia de link building pode dar à sua empresa uma vantagem competitiva, ajudando-a a se destacar entre os concorrentes.
Como funciona o link building
Como você viu, o link building é o processo de atrair hyperlinks de outros sites para o seu próprio site. É uma prática fundamental para melhorar a visibilidade, autoridade e tráfego do seu site, gerando uma base sólida para o sucesso do seu SEO.
Normalmente, o link building começa com a identificação de oportunidades, seja com a análise dos concorrentes em ferramentas como Semrush ou pesquisas de palavras-chave.
Portanto, identifique palavras-chave relevantes para o seu nicho e analise os sites que estão bem classificados para esses termos.
Esses sites são bons candidatos para obter parcerias para futuros backlinks.
O link building também funciona a partir de geração de conteúdo, já que materiais relevantes têm mais probabilidade de gerar backlinks. Monte conteúdos visuais, como infográficos e vídeos, que são frequentemente compartilhados.
As pesquisas originais ou estudos de caso, por exemplo, são capazes de oferecer novos insights e costumam ser frequentemente referenciados.
O link building pode ser formado a partir de:
- parcerias, seja enviando e-mails a influenciadores;
- escrevendo artigos como convidado para outros blogs e sites relevantes;
- participando de fóruns, grupos de redes sociais e outras comunidades online relevantes para o seu nicho.
Continue desenvolvendo esses relacionamentos para futuras oportunidades de link building.
Por fim, use o Google Search Console ou o Semrush para monitorar e analisar os links que o Google está rastreando para o seu site. Para avaliar o impacto das suas estratégias, analise também as métricas de tráfego orgânico e autoridade, por exemplo.
Tipos de link building
Existem várias estratégias de link building que podem ser usadas. Conheça alguns dos tipos mais comuns:
- Guest Posting que nada mais é do que escrever artigos como convidado para outros sites relevantes. Em troca, você geralmente recebe um backlink para o seu site no artigo.
- Backlinks naturais através da criação de conteúdo de alta qualidade que outras pessoas vão querer linkar.
- Broken Link Building que consta em identificar links quebrados em outros sites e sugerir que substituam esses links pelo seu próprio conteúdo relevante, aproveitando conteúdos que já estão publicados.
- Criar infográficos informativos e visualmente atraentes e promovê-los para outros sites.
- Fazer parcerias e colaborações com outros sites ou empresas para criar conteúdo colaborativo que beneficie ambos.
- Encontrar menções do seu site ou marca que não estão linkadas e solicitar a adição do link.
- Links de diretórios onde você deve submeter seu site a diretórios online relevantes e de alta qualidade.
- Links de redes sociais a fim de promover seu conteúdo nas redes sociais para ganhar backlinks sociais e, potencialmente, links de outros sites. É um verdadeiro estoque de materiais interativos e linkáveis.
Técnicas Eficientes de Link Building
Como você viu, é alto o impacto dos Backlinks no SEO. Para que a sua estratégia seja a mais relevante, obtenha backlinks de uma variedade de fontes diferentes para criar um perfil mais natural e diversificado. Confira técnicas para aplicar e potencializar seus resultados:
Marketing de conteúdo
Crie e promova conteúdo de alta qualidade que outros sites queiram linkar e usar como referência. Isso pode ser infográficos, artigos informativos e detalhados, pesquisas com dados atraentes, relatórios detalhados, estudos de caso e mais.
Atualize regularmente seu conteúdo para mantê-lo relevante e digno de backlinks. Lembre-se que conteúdos dinâmicos e interativos são muito interessantes.
Quer saber mais sobre a criação de conteúdos relevantes e adaptados para o SEO? Confira a melhor estratégia para blog!
Parceiros para backlinks
Forme parcerias com outras empresas ou sites dentro do seu nicho para troca de backlinks, como as co-criações de conteúdo, a troca de links de forma recíproca para páginas relevantes, parcerias e relacionamentos comerciais.
Lembre-se: priorize obter backlinks de sites de alta autoridade e relevantes para o seu nicho, em vez de acumular muitas conexões de baixa qualidade.
Guest post
Escreva artigos como convidado para outros blogs ou sites do seu nicho. Faça o envio de artigos originais para blogs populares ou mantenha uma coluna regular em um site parceiro em prol de aumentar a visibilidade da sua empresa.
Assessoria de imprensa
Use a assessoria de imprensa no digital para ganhar backlinks através de menções em notícias e artigos de sites importantes.
Você pode, por exemplo, contar com uma assessoria para o envio de comunicados de imprensa sobre eventos ou lançamentos, participar de entrevistas e podcasts, ganhar backlinks de sites de notícias respeitáveis e mais.
Materiais linkáveis
Gere materiais altamente valiosos e compartilháveis que outros sites queiram linkar, com dados interessantes para o nicho.
Podem ser guias completos, estudos aprofundados, “passo a passo”. Conteúdos dinâmicos que ofereçam valor para os usuários e para outras empresas, capazes de aumentar a probabilidade de compartilhamento e backlinks.
Presença nas redes sociais
Use as redes sociais para promover o seu conteúdo e ganhar backlinks.
Aproveite para gerar tráfego e deixe os links desse conteúdo bem visíveis. Faça interações com a comunidade, usuários e influenciadores da área, aumentando o alcance das plataformas da sua empresa.
Menções à marca sem links
Encontre menções à sua marca que não estão linkadas e solicite essa conexão – não se preocupe, você pode usar o Google Alerts para fazer esse monitoramento por você.
Depois, basta enviar e-mails ou entrar em contato com a página em questão para pedir a adição dos links.
Conquistar backlinks de concorrentes
Você deve fazer uma análise sobre os backlinks dos concorrentes e tentar replicar suas estratégias de link building.
Você pode, por exemplo, usar o Semrush para analisar backlinks de concorrentes, observando as estratégias que já estão funcionando.
Recuperar backlinks perdidos
É hora de identificar e recuperar backlinks que foram perdidos ao longo do tempo. Você também pode usar a ferramenta do Semrush para isso. Depois, basta contatar os donos dos endereços web para restaurar os links quebrados.
Muitas vezes, essa estratégia é fácil, pois os site estão dispostos a corrigir links quebrados. Assim, você pode construir um perfil de backlinks robusto e sustentável.
Lembre-se que, mesmo negociando com blogueiros, jornalistas e webmasters, por exemplo, para formar parcerias, os links devem fluir naturalmente no conteúdo, sem exageros, sendo de fato úteis para os leitores.
Entenda também que não há como criar backlinks instantaneamente. O link building é um processo contínuo, gradual, que requer estratégia, paciência e esforço.
Ao seguir as melhores práticas e focar em obter backlinks de qualidade, você pode melhorar a autoridade do seu site.
O que evitar na estratégia de link building
Existem práticas que podem resultar em penalizações pelo Google. Em 2012, o buscador lançou o algoritmo Penguin, com a finalidade de identificar sites que apresentavam links suspeitos e implementar correções.
Muitos sites deixaram de ser indexados e alguns até foram banidos. Então, não basta ter muitos links: eles precisam ser saudáveis. Entenda algumas desaconselhadas para não correr riscos:
Links quebrados
Links quebrados são hyperlinks que apontam para páginas inexistentes ou removidas, resultando em erros 404.
Dessa forma, quando o usuário clica, será frustrado por resultados que não funcionam, diminuindo a confiança no seu site.
Além disso, o Google penaliza sites com muitos links quebrados, afetando negativamente o ranqueamento. Você pode usar o próprio Google Search Console para identificar e corrigir links quebrados. Depois, você deve configurar redirecionamentos para páginas relevantes.
Compra de links
A compra de links envolve pagar por backlinks de outros sites, visando aumentar a autoridade do seu próprio site.
A criação de links pagos ainda é relativamente usada, pois traz bons resultados logo no início, mas representa uma violação grave, já que o Google proíbe explicitamente a compra, considerando uma prática de manipulação.
Assim, sites pegos podem ser severamente penalizados, perdendo posições nos resultados de pesquisa ou até sendo removidos do índice do Google.
Além disso, links comprados geralmente vêm de sites de baixa qualidade ou irrelevantes, não agregando valor real ao seu SEO ou aos seus usuários.
Lembre-se que conteúdo valioso atrai backlinks naturalmente, com parcerias e relações genuínas com outros sites do seu nicho.
Use a ferramenta de desautorização do Google para remover a influência de backlinks prejudiciais. Conheça a Disavow Tool.
Como medir o sucesso da sua estratégia de link building
Aqui estão algumas métricas essenciais para avaliar a eficácia da sua estratégia de link building:
Authority Score
O Authority Score é uma métrica que avalia a qualidade e a autoridade de um site em relação a outros na web.
Naturalmente, um score alto indica que o site é considerado confiável e é autoridade no nicho, contribuindo mais para o seu SEO.
Quanto mais próxima a pontuação estiver de 100, melhor. Afinal, quanto maior for a autoridade de um site que está linkando para o seu, maior o peso dessa recomendação do seu conteúdo para o Google.
Essa transferência de autoridade é conhecida pelo famoso termo “link juice”, onde cada site é um copo com diferentes volumes de relevância que, em cada linkagem, transfere um pouco para a página citada.
Você pode usar ferramentas como Ahrefs e SEMrush para verificar um ranking de autoridade e descobrir quais endereços são bons parceiros. Essas são ótimas ferramentas para link building.
Proporção de links dofollow e nofollow
Links dofollow e nofollow são os que, ao serem inseridos no seu site, podem apontar um retorno ou não.
Links dofollow
Eles permitem que o Google aponte de volta o seu site ou blog. Ou seja, toda vez que você insere um link dofollow, ele pode ajudar a fortalecer a sua autoridade.
Por exemplo: se a sua empresa citar, em seu blog, um link da empresa parceira que é da modalidade dofollow, a página usada na citação será levada em conta para o ranqueamento do Google. Então, ao inserir links externos, observe a autoridade deles para fortalecer a sua própria estratégia.
Links nofollow
Já esses não fazem um apontamento de volta e dificilmente ajudam para uma melhor posição na SERP. Os links nofollow apresentam uma tag que avisa o Google para que não considere a conexão para o ranqueamento de quem o apontou.
O Semrush pode te mostrar quais links são dofollow e quais são nofollow.
A proporção de links dofollow (que passam autoridade) e nofollow (que não passam autoridade) no seu perfil de backlinks, quando saudável, pode gerar uma mistura natural dessas duas modalidades, mas links dofollow são naturalmente mais valiosos para o seu SEO.
Relevância
Lembre-se do link juice: cada um desses backlinks são uma fonte que, conforme flui, enche o seu site de autoridade em diferentes volumes.
Então, é essencial prestar atenção no quão o site linkado é de fato importante para o seu nicho e quanta autoridade ele representa.
Por isso, observe a relevância dos sites que estão linkando para o seu conteúdo em relação ao seu setor ou indústria.
Também busque as linkagens de conteúdo relacionado, sempre mais naturais e com maior probabilidade de gerar tráfego relevante.
Domínios de referência exclusivos
Esse é o número de domínios únicos que estão linkando para o seu site. Lembre-se que um maior número de domínios de referência indica um perfil de backlinks diversificado e saudável, contribuindo para a autoridade geral do seu site.
Ou seja, captar backlinks de vários sites de alta qualidade é melhor do que conseguir muitas linkagens com apenas um endereço web, mesmo que esse domínio também seja relevante.
Links tóxicos
São links de baixa qualidade ou de sites suspeitos que podem prejudicar o seu SEO, resultando até em penalidades implementadas pelo Google. Então, passe a identificar e desautorizar esses links de má qualidade para gerar uma estratégia de link building saudável e consistente.
Se você gostou do guia sobre como obter sucesso com link building e quer continuar a jornada, precisa conhecer mais sobre os impactos dos elementos do seu site para o SEO. Lembre-se que o link building é apenas uma parte do SEO off page: há muito mais para conhecer.
Então, é hora de entrar no guia sobre o universo do SEO Técnico, a base sólida para um site totalmente otimizado, indexado, bem posicionado e capaz de gerar as melhores experiências para os usuários.
Afinal, sem uma estrutura técnica bem ajustada, suas estratégias de link building podem não alcançar todo o seu potencial.
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