- Autor: Victor Pinheiro
- 11 Minutos de leitura
- 8 de novembro de 2024
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Guest Post: entenda o que é e sua necessidade para o SEO
Você já ouviu falar em guest post e seu papel na estratégia de SEO?
Com ele, você consegue aumentar a autoridade do seu domínio, gerar backlinks de qualidade e, desta forma, fortalecer o link building de maneira natural e eficaz.
Por isso, neste guia, vamos te ajudar a entender o que é Guest Post, como ele funciona, as suas vantagens, as melhores práticas e por quais motivos ele é importante para qualquer estratégia de SEO com resultados sólidos e duradouros.
Então, vamos descobrir mais sobre essa prática. Boa leitura!
O que é Guest Post
O guest post é a publicação de artigos de uma empresa ou pessoa nos sites de outros.
É uma prática comum no marketing digital, onde o autor escreve um artigo especialmente para ser publicado no blog da instituição com a qual faz a parceria.
Inclusive, se você tem o hábito de ler blogs ou canais de notícias, pode ter se deparado com posts de autores diferentes em um domínio.
O guest post é produzido para enriquecer uma abordagem sobre um tópico, e beneficia a todos os envolvidos, pois permite que expandam seu alcance e visibilidade.
Para o autor, é uma oportunidade de alcançar um novo público e gerar backlinks de qualidade, o que pode melhorar significativamente o SEO do seu próprio site.
Para o host, é uma forma de oferecer conteúdo novo, vindo diretamente de um especialista e diversificado, sem ter que criar tudo internamente.
Importância do guest post para o SEO
O guest post é uma tática colaborativa que ajuda na(o):
- construção de autoridade do site;
- aumento de tráfego orgânico;
- melhoria do seu posicionamento no rankeamento do Google.
Por isso, ele faz parte de uma boa estratégia de SEO.
A estratégia de guest post ajuda na geração de backlinks de qualidade, o que é um dos seus principais benefícios.
Quando você escreve um artigo para um site relevante e inclui links para o seu próprio site, você está criando bons backlinks, fator importante para o ranking de um site no Google.
Além disso, ao publicar guest posts seus em sites respeitados pode aumentar a autoridade do seu negócio no buscador do Google.
Quando você é associado a sites confiáveis, o Google percebe que o seu site é relevante, o que pode melhorar seu posicionamento.
Obter backlinks de diferentes fontes e domínios ajuda a criar um perfil de link natural e diversificado, o que também é valorizado pelo buscador.
Já que você passa a publicar em outros sites, também pode alcançar outros públicos que representam clientes potenciais e, talvez, não conhecessem o seu conteúdo de outra forma.
Assim, você atrai tráfego qualificado para o seu site, com maior probabilidade de converter, pois os visitantes já estão interessados no tipo de conteúdo que você oferece.
O que a política de spam do Google fala sobre guest posts?
O guest post tem o objetivo de criar links, o que é uma prática que o Google pode ver como Spam.
Por isso, ele tem uma política rigorosa contra práticas semelhantes. Quando se trata de guest posts, o buscador faz algumas observações importantes.
Ele sempre desencoraja qualquer tentativa de manipulação de seu algoritmo de pesquisa, e isso inclui a criação de backlinks não naturais.
Qualquer link feito para manipular o PageRank ou a classificação de um site pode ser considerado uma violação das diretrizes.
São exemplos de algumas práticas específicas:
- Publicar artigos que não agregam valor ao usuário, apenas para incluir backlinks.
- Uso excessivo de textos âncora com palavras-chave para manipular o ranking.
- Distribuir o mesmo artigo em múltiplos sites, especialmente se não forem relevantes para o público-alvo.
- Não deixar claro que o conteúdo é um guest post, o que pode confundir os leitores.
Essas são práticas contra-indicadas. Então, ao construir parcerias, é essencial analisar se:
- o possível site parceiro pratica Spam;
- tem conteúdos de baixa qualidade, plágios ou qualquer outra prática de black hat, ou seja, o conjunto de ações que o
- Google considera desonestas.
São estratégias que violam as diretrizes do Google e, embora possam oferecer resultados rápidos a curto prazo, geram penalidades.
Entenda mais sobre as práticas de black hat e como evitá-las!
Qual a diferença de guest post e backlink?
Um backlink é simplesmente um link de um site para outro. Assim, ele se torna essencial para uma boa estratégia de Link Building e um planejamento de SEO, já que o Google considera backlinks como votos de confiança.
Ter backlinks de diversos sites relevantes pode ajudar a melhorar a classificação das suas páginas nos resultados do buscador.
No guest post, um dos objetivos também é o Link Building, mas também compartilhar conhecimento, alcançar um novo público de potenciais clientes e construir relacionamentos e parcerias dentro do nicho.
Um guest post geralmente inclui backlinks para o site do autor, dirigindo tráfego direto do site anfitrião para o de quem escreve como convidado.
Enquanto essas estratégias estão ligadas, fazem papéis diferentes dentro de uma estratégia de SEO.
Como funciona a estratégia de Guest Post?
Confira um passo a passo para implementar uma estratégia de guest post:
1. Definir objetivos
Antes de iniciar a estratégia, entenda quais são os seus objetivos. Isso inclui:
- o aumento do tráfego ao direcionar visitantes;
- a geração de backlinks de qualidade;
- o ganho de tráfego orgânico;
- a melhora da autoridade do domínio;
- o posicionamento da sua empresa como especialista no nicho.
Esta é a sua primeira tarefa, já que decidir qual é a sua meta é essencial para decidir quais são os tipos de parcerias e temas futuros.
2. Identificar sites-alvo
Encontre blogs e sites relevantes para o seu nicho que aceitam boas parcerias para guest posts. Faça isso com uma boa pesquisa no Google ou em ferramentas de SEO, como o Semrush.
Faça também um estudo sobre os concorrentes e os backlinks que eles já são envolvidos.
Você pode, por exemplo, ir no próprio buscador para procurar por oportunidades de guest posts usando palavras-chave do seu nicho e completando com “guest post” ou “enviar guest post”. As buscas ajudam a levar a páginas de sites que aceitam parcerias.
Se você já conhece guest bloggers populares no seu nicho, pode contatar diretamente os envolvidos e pedir para ser apresentado aos representantes que lidam com essa área no site.
Por último, muitos sites publicam os guest posts nas redes sociais, então você pode usá-las para a sua pesquisa.
3. Analise o público-alvo
O público do site-alvo deve ser relevante para os seus objetivos. Então, analise quais tipos de conteúdo ele produz, quais são os seus posts mais populares, como anda o engajamento e a autoridade – novamente, boas ferramentas, como Ahrefs, podem te ajudar.
4. Criar propostas
Quando você encontrar sites-alvo, envie uma proposta de parceiria bem elaborada. Isso inclui:
- introdução sobre a sua empresa e os seus interesses em contribuir;
- a sugestão de temas relevantes;
- as vantagens desse tema para o site;
- alguns exemplos de publicações que você já escreveu.
Algumas propostas podem não ser aceitas imediatamente, mas, com o tempo, boas parcerias podem vir.
O importante é lembrar de personalizar cada e-mail enviado, segundo o nome e as informações para contato que o próprio blog disponibiliza.
Alguns desses blogs têm preferências sobre com quem fazem as suas parcerias.
Então, é importante que você se apresente como um profissional valioso para essa troca, com habilidades boas para a escrita do conteúdo.
5. Escrever conteúdo de qualidade
Se a proposta for fechada, o próximo passo é escrever um artigo de alta qualidade, com fontes confiáveis, capaz de tirar as dúvidas dos leitores, com palavras-chave e seguindo todas as diretrizes de uma boa estratégia de SEO.
Inclua links para seu próprio site de forma natural.
Não esqueça de analisar os posts publicados no blog que você escolheu para a parceria, adaptando o seu conteúdo ao que ele costuma usar, como:
- tipos de títulos;
- descrições dos autores;
- formas de apresentação e escrita;
- textos em negrito ou itálico;
- infográficos, imagens, citações ou outros tipos de formatação.
- Use elementos similares em seu artigo para manter o alinhamento.
6. Enviar e promover o artigo
Após escrever o artigo, envie para o site parceiro conforme as diretrizes.
Depois, é hora de compartilhar o post nas redes sociais do host e nas suas, incentivar o engajamento, responder aos comentários e atualizar os dados com certa regularidade.
Em seus posts, adicione um Call to Action para incentivar a conversão de clientes.
7. Monitorar
Mantenha um registro dos sites onde você publicou e monitore o desempenho de cada Blog Post.
Verifique também qual está sendo o tráfego gerado, quantos visitantes chegam e permanecem, quais backlinks permanecem ativos, como anda o engajamento e mais.
Para o monitoramento, você pode usar o Google Analytics.
Com a configuração correta, você pode ver os dados da plataforma sobre os seus Guest Posts, verificando a performance da sua estratégia, como, por exemplo como anda o tráfego e a capacidade de conversão.
Principais vantagens de utilizar o guest post
Como você viu, as vantagens de Guest Posts são grandes. Bons posts parceiros permitem que você alcance um público-alvo maior e mais diversificado, já que o seu conteúdo estará diante de novos leitores que não teriam encontrado o seu trabalho.
São oportunidades de publicações em diferentes blogs, com alcance em diferentes segmentos, o que é especialmente útil se a solução que você oferta atende a várias demografias.
Você se posiciona como uma autoridade no assunto. Isso aumenta a credibilidade tanto para você como profissional quanto para a sua empresa.
Os leitores tendem a confiar mais em informações provenientes de fontes que já confiam.
Quais são as melhores práticas para fazer guest post sem sofrer penalidades?
A estratégia de Guest Post é uma ação que pode impactar no posicionamento do seu site e, quando mal feita, pode até removê-lo dos resultados do Google, a depender do quão grave é o caso.
Não exagere no uso da estratégia, publicando artigos em muitos sites ou aceitando um grande número de convidados na sua plataforma. Afinal, ao diversificar tanto os autores, você pode mexer com a qualidade dos conteúdos.
Além disso, não “reaproveite” um Blog Post já postado ou duplique o conteúdo.
Já que o guest post pode ser visto como uma “troca de links”, é arriscado priorizar demais essa linkagem e esquecer do conteúdo.
De preferência, evite links “dofollow”, que repassam autoridade. Se o link está dentro do blogpost, mesmo de forma natural, ele precisa ser “nofollow”. Aplique a tag nos links externos e, se o conteúdo for pago, deve indicar com a tag rel=”sponsored”.
Por fim, para garantir que seus guest posts estejam em conformidade com a política do Google e realmente beneficiem seus esforços de SEO, existem algumas práticas essenciais, com foco no conteúdo de qualidade, confiável e relevante, segundo as características do potencial cliente que está lendo.
Lembre-se que o Google não vê problema nos Guest Posts se eles têm qualidade, contando com o objetivo de alcançar o seu nicho e entregar valor.
Por isso, sempre publique com parceiros respeitáveis, que fazem sentido para o seu setor, e com autoridade de domínio alta.
Procure conteúdo focado em seu nicho e analise se o público irá se interessar pelo seu conteúdo. Além disso, busque blogs com leitores engajados na plataforma e nas mídias sociais.
Deixe claro que o conteúdo é um Guest Post, seja através de uma biografia do autor, no próprio post ou em uma nota.
Enquanto o Guest Posting pode ser uma ferramenta poderosa para SEO, você precisa de outras práticas alinhadas às diretrizes do Google no seu site e nos seus conteúdos regulares.
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