• Autor: Victor Pinheiro
  • 11 Minutos de leitura
  • 18 de outubro de 2024

Conteúdo criado por humano

Google Meu Negócio: como cadastrar e ser encontrado no buscador

Imagine abrir um negócio e não colocar uma indicação na entrada. Você estaria perdendo a oportunidade de atrair as centenas de pessoas que passam pela porta todos os dias. No mundo digital, o Google Meu Negócio é essa placa indispensável.

Já que os usuários buscam soluções através da pesquisa, a sua empresa precisa estar visível e acessível no Google.

Se você ainda não usa o Google Meu Negócio, saiba que ele deve ser o primeiro passo para a construção de uma reputação online. Você pode atrair novos clientes e aumentar sua visibilidade e, além disso, gerar tráfego orgânico para a sua página. Mas, para isso, é importante seguir as estratégias certas.

Neste guia, vamos explorar essa ferramenta, como ela pode ser um divisor de águas na sua estratégia de SEO, como fazer o seu cadastro e muito mais. Continue a leitura e confira!

O que é o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio (Google My Business ou GMB) é uma ferramenta gratuita, lançada em 2014 e oferecida pelo Google, que permite que empresas e organizações gerenciem sua presença online na Pesquisa e no Google Maps e também na rede de pesquisa do Google.

A partir do cadastramento e da otimização do perfil da empresa, ela passa a ser acessível e visível nos resultados orgânicos do buscador.

Afinal, você sabia que, segundo estudos, as pesquisas no mobile que incluem frases como “onde comprar” e “perto de mim” aumentaram mais de 200% nos últimos anos?

O Google Meu Negócio se torna essencial para empresas que desejam ser encontradas facilmente por clientes em potencial.

Isso pode ser pela localização física a partir do Google Maps, ou por informações essenciais de contato como telefone, horário de funcionamento, notas, eventos e website.

No Google Meu Negócio, os clientes podem deixar avaliações e comentários sobre sua empresa, ajudando a entender os feedbacks e construir uma reputação online.

Na realidade, você poderá monitorar a forma como os potenciais clientes encontram e engajam com o perfil da organização.

Por que estar cadastrado no Google Meu Negócio é importante para a empresa?

O Google Meu Negócio foi criado para unificar as funcionalidades do Google Places e das páginas empresariais do buscador, recurso desativado no ano de 2019.

Hoje, com o cadastro, quando pesquisarem pelo nome, localização, produtos e serviços que você oferece, os usuários podem achar a sua empresa.

A ferramenta, quando usada da maneira certa, pode aumentar a visibilidade da organização. Ela ajuda a facilitar o contato com os leads e, além disso, pode melhorar o SEO local. Boas avaliações também aumentam a credibilidade e atraem mais negócios.

Por exemplo: se alguém quer encontrar uma empresa que forneça soluções para a área de logística e digita “logística para transporte”, o buscador mostra corporações próximas à localização, com relação com a palavra-chave indicada.

Tem dúvidas sobre o termo e as suas técnicas? Entenda as práticas de SEO on Page!

Se a sua empresa tem cadastro no Google Meu Negócio, as chances de aparecer no topo da busca aumentam, chamando a atenção do usuário.

O cadastro no Google Meu Negócio, quando bem gerenciado e com boas avaliações, também transmite confiabilidade e profissionalismo, diferenciando a sua empresa de concorrentes que ainda não usam a plataforma.

No perfil do Google Meu Negócio, você poderá publicar atualizações, falar sobre eventos, promoções e incentivar o engajamento e a atração de clientes que descobrem as soluções que a empresa oferece.

Afinal, segundo pesquisa da Media Captain, 97% dos usuários aprendem sobre empresas locais principalmente por meio de canais online.

Então, agora que você conhece algumas das vantagens do Google Meu Negócio, confira o passo a passo para o cadastro.

Como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio - queen seo marketing

Como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio

O cadastro no Google Meu Negócio é um processo simples. Primeiro, você deve visitar o site e fazer login usando a conta do Google que deseja associar ao seu negócio. Se não tiver uma, crie uma nova conta Google – é um processo rápido.

Então, clique em “Adicionar seu negócio ao Google” e siga as instruções na tela, preenchendo informações básicas como o nome da empresa, a categoria, a localização e mais.

Essa etapa acontece em um mapa onde você vai localizar o endereço e preencher as informações em um formulário.

Se você oferece serviços locais e não tem um endereço físico onde os clientes possam visitá-lo, marque a opção “Entrego produtos e presto serviços para os meus clientes” e adicione as áreas de serviço.

Também insira o número de telefone e o website da sua empresa. Depois, passe para a verificação.

Normalmente, o Google envia um cartão postal com um código de verificação para o endereço fornecido. Em alguns casos, a verificação pode ser feita por telefone, e-mail ou até instantaneamente.

Depois, adicione fotos de qualidade (atraentes e profissionais), o horário de funcionamento, descrição da empresa e outras informações.

O perfil deve ser atualizado com regularidade e o engajamento dos clientes deve ser incentivado – então, peça sempre por boas avaliações.

De acordo com o Think With Google, 88% dos potenciais clientes confiam em avaliações online tanto quanto dão credibilidade às recomendações feitas pessoalmente.

Com o tempo, com o próprio Google Meu Negócio, é possível visualizar a performance do seu perfil e ir ajustando a estratégia.

Principais vantagens de ter um perfil otimizado no Google Meu Negócio - queen seo marketing

Principais vantagens de ter um perfil otimizado no Google Meu Negócio

Quando um potencial cliente pesquisa por soluções como a que você oferece, o Google Meu Negócio faz com que a sua empresa apareça nos primeiros resultados. E os benefícios vão além:

1. Maior presença e visibilidade

Só o fato de ter um perfil da sua empresa na primeira página do Google e no Google Maps já é uma grande oportunidade de aumento da visibilidade online.

Seu negócio será facilmente encontrado enquanto o cliente busca no Maps, facilitando a vida dos usuários que estão buscando por serviços ou produtos na sua região.

Além disso, com fotos em seu perfil, você receberá mais cliques.

A estratégia também é particularmente eficaz para melhorar seu SEO local, o que significa que sua empresa será exibida em pesquisas feitas por usuários próximos.

2. Confiança e credibilidade

Ter avaliações e classificações positivas aumenta a confiança dos consumidores em sua empresa, o que também aumenta as chances de que a sua empresa seja considerada uma autoridade pelos potenciais clientes.

Esses feedbacks são visíveis para todos que pesquisam por seu negócio, e funcionam como verdadeiros atestados do seu bom trabalho, o que transmite muito mais credibilidade.

Entretanto, não se preocupe, pois o próprio Google afirma que uma mistura de depoimentos positivos e negativos tem muito mais credibilidade do que 100% de avaliações nota máxima.

Você precisa responder a cada feedback, dar atenção, resolver os problemas e manter a reputação da empresa.

3. Análises e insights

O Google Meu Negócio fornece análises detalhadas sobre como os usuários estão interagindo com seu perfil. Você pode ver quantas pessoas visualizaram, pediram informações, ligaram ou visitaram o seu site.

No dashboard, você encontra boas métricas de alcance, como a forma que os clientes pesquisaram pela sua empresa, de onde eles são, quantos cliques o seu site teve, outras atividades e mais.

Então, com base em dados, você pode ajustar sua estratégia para atender às necessidades dos clientes.

4. Facilidade de atualização

O Google Meu Negócio possibilita que a sua empresa se aproxime dos clientes quando eles de fato precisam. Na realidade, para garantir que a sua empresa apareça, é importante manter todas as informações completas.

Cada informação pode fazer o seu negócio ser mais ou menos relevante para as pesquisas, já que o Google quer mostrar opções que correspondam ao que os usuários estão buscando.

No perfil, você pode atualizar rapidamente informações importantes como horário de funcionamento, endereço, número de telefone e outros detalhes diretamente no Google Meu Negócio.

Basta publicar atualizações regularmente para manter seus clientes informados e engajados.

5. Atração e interação

É possível adicionar fotos e vídeos de alta qualidade da sua empresa, ajudando a gerar uma experiência mais imersiva para os clientes.

Você também pode responder às avaliações, conversar diretamente e agilizar o atendimento.

Algumas funcionalidades permitem que você converse diretamente com os clientes através de mensagens, facilitando a comunicação e o atendimento.

Com um botão de chamada direta, os clientes podem ligar para sua empresa com um único clique, aumentando a probabilidade de conversões.

O Google Meu Negócio também permite que você crie postagens que aparecerão diretamente nos resultados.

Como o Google Meu Negócio influencia no SEO e na visibilidade online - queen seo marketing

Como o Google Meu Negócio influencia no SEO e na visibilidade online

Como você viu, o Google Meu Negócio pode ser usado para otimizar seu perfil e expandir seu alcance. Então ele é, de fato, uma ferramenta poderosa para melhorar o SEO local.

Afinal, o SEO é justamente sobre práticas para melhorar a forma como o seu site é lido pelo buscador. Isso garante um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.

O Google realmente prioriza as empresas que estão no GMB, o que significa que ter um perfil otimizado pode colocar a sua organização na frente dos concorrentes.

Os perfis de empresas no Google são dinâmicos. Eles podem mudar, e o buscador também dará prioridade ao que é importante para a pesquisa. Assim, mostrará o que o usuário deseja encontrar.

Então, é preciso que a sua empresa, além de ser cadastrada na plataforma, aja de forma estratégica, disponibilizando informações com planejamento para priorizar os termos que importam para alcançar os usuários.

Na prática, significa adicionar palavras-chave relevantes na descrição, ajudando a melhorar a relevância para pesquisas locais específicas.

Também é importante otimizar imagens e materiais para quem pesquisa perto. Isso ajuda a atrair potenciais clientes e melhora o SEO local.

E, claro, manter as avaliações positivas e altas classificações no GMB, que aumentam a confiança dos clientes e influenciam na posição da sua empresa no ranking no buscador.

Afinal, o algoritmo do Google considera a quantidade e a qualidade das avaliações ao determinar quais empresas mostrar primeiro na SERP.

As avaliações – e os conteúdos atualizados – podem melhorar a percepção pública da sua empresa e contribuir para um melhor posicionamento no Google.

E, por fim, os dados e métricas que a plataforma entrega são insights que permitem que você ajuste suas estratégias de SEO para atender às necessidades dos seus clientes, ajustando e melhorando as técnicas usadas.

Ter a sua empresa disponível em várias plataformas do Google aumenta significativamente a visibilidade e a acessibilidade para os clientes – e o contato fácil também agiliza a conversão.

Se você gostou de saber sobre Google Meu Negócio, então precisa descobrir mais sobre a estratégia e as práticas de SEO para destacar a sua empresa no Google.

Lembre-se que o link na primeira posição dos resultados de busca atrai pelo menos 27% dos usuários, e a sua taxa de cliques pode melhorar 30,8% apenas ao subir uma posição – resultados que são essenciais para que a sua empresa possa fechar mais negócios.

Para ocupar uma boa posição na SERP e ter o seu site exibido aos usuários, você precisa otimizar os seus conteúdos segundo os fatores de ranqueamento do Google – que são mais de 100.

Apenas uma boa estratégia de SEO pode qualificar seu site para o Google. Isso acelera os resultados do seu negócio de forma duradoura e impactante.

Então, é hora de entender como implementar a sua estratégia completa, colocando a empresa na primeira posição do buscador.

Nós vamos te ajudar em cada passo! Clique e confira o guia: Como colocar a minha empresa em primeiro lugar no Google!

Se você entende que o SEO é uma necessidade da sua empresa, mas quer ajuda de profissionais qualificados para colocar em prática uma estratégia que dê resultados, fale com nossos especialistas.

Oferecemos aos nossos clientes soluções em SEO para que o seu site alcance as primeiras posições do Google de forma orgânica, tornando a sua página o seu principal canal de vendas. Clique aqui e conheça as nossas soluções.

fale conosco - queen seo marketing

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

Conteúdos recentes