- Autor: Victor Pinheiro
- 13 Minutos de leitura
- 29 de agosto de 2024
Conteúdo criado por humano
Google AI Overview: saiba qual seu impacto no SEO
A tecnologia Google AI Overview já está sendo testada. Para quem notou algumas diferenças nos resultados de busca, é justamente essa tecnologia sendo colocada em prática.
Se trata de respostas precisas nas pesquisas, usando Inteligência Artificial Generativa, especificamente através do sistema chamado Gemini.
O Google AI Overview, ou Resumos Gerados por IA, foi apresentada durante o Google I/O 2024, uma conferência organizada anualmente.
Você já deve ter percebido que a inteligência artificial (IA) vem reformulando a forma como interagimos com os dados. É natural que o Google passe a utilizar a IA para transformar a experiência de busca, tornando-a mais intuitiva, relevante e personalizada.
Cada vez mais, as respostas que você procura estão ao seu alcance, adaptadas e apresentadas de forma clara.
Por isso, especialistas em SEO precisam compreender o papel da IA no Google, gerando estratégias que estejam alinhadas com as melhores práticas para ganhar vantagem competitiva.
Confira neste conteúdo o que é a IA do Google, como ela influencia os resultados de busca e o que você pode fazer para otimizar o seu conteúdo para essa tecnologia. Vamos lá!
O que é o Google AI Overview
O Google AI Overview é um recurso que ficará disponível no buscador para gerar respostas às consultas a partir da inteligência artificial generativa. Esses resultados aparecerão antes dos links e dados padrões.
O Google AI Overview visa melhorar a eficiência, a precisão e a personalização dos serviços oferecidos pela empresa.
A solução, que usa a Gemini, IA do Google, foi lançada inicialmente nos Estados Unidos, para que depois o buscador implemente essa novidade em mais países.
Já existiam outros componentes de Inteligência Artificial no Google, como o RankBrain.
Esse sistema ajuda a processar consultas de busca com aprendizado de máquina para entender melhor o contexto e fornecer resultados mais relevantes.
Também existe o Google BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers ou Representações Codificadoras Bidirecionais de Transformadores).
Esse modelo de rede neural com processamento de linguagem natural entende nuances e o contexto da consulta, melhorando a interpretação e a precisão dos resultados.
O Google também aplica deep learning para análise de imagens, reconhecimento de voz, tradução automática e muito mais.
Incluindo o Google Assistant que usa o processamento de linguagem natural para a interação através de comandos de voz.
Funcionamento do Google AI Overview nos Resultados de Busca
A partir de algoritmos avançados e técnicas de aprendizado de máquina, a Google IA transforma a experiência de busca.
Os resumos formados por IA generativa aparecem quando o Google determina que as respostas generativas são úteis. Por exemplo, quando o usuário quer entender rapidamente informações de várias fontes e formatos.
Esses resumos mostram links para fontes que respaldam o que está escrito e aprofundam o tópico. O Google determina automaticamente os links que aparecem, basta seguir as orientações de SEO (Search Engine Optimization).
Quando o usuário pergunta sobre “estratégias de SEO“, o Google não mostra apenas links. Ele apresenta um resumo criado por Inteligência Artificial que inclui informações adicionais, como Google Maps, vídeos e imagens. Tudo isso aparece na mesma página da pesquisa.
A AI Overview mostra resultados a partir de vídeos, por exemplo, usando o Google Lens Ask with Video.
Os usuários fazem perguntas e a IA gera respostas nesse formato, podendo até explicar uma parte do vídeo, ajudando a seguir as instruções.
Provavelmente isso te lembra a tecnologia de SGE (Search Generative Experience), mas há diferenças na forma de aplicação.
O SGE é mais amplo, referindo-se ao fornecimento de insights mais relevantes na experiência geral de pesquisa.
Já o Google IA Overview é uma funcionalidade específica que fornece resumos a partir de informações do banco de dados do buscador.
Utilizando algoritmos como RankBrain e BERT, a Google AI pode entender melhor a intenção do usuário e o contexto das palavras-chave, personalizar os resultados com base no histórico, avaliar a qualidade do conteúdo e mais.
Por isso, o buscador precisa rastrear novamente e processar alterações por dias ou até meses.
Impacto do Google AI Overview nas Estratégias de SEO
O Google AI Overview é capaz de gerar resumos e responder a perguntas cada vez mais complexas, com todas as nuances que o usuário precisar.
Usando o modelo Gemini, com capacidades avançadas de IA, o modelo pode compreender a consulta e gerar informações relevantes em resposta, ajudando até mesmo a planejar viagens, eventos ou projetos.
Em breve, a AI Overview também permitirá ajustes em seus resultados, com opções para simplificar a linguagem e detalhar o resumo, ficando mais acessível e adaptada.
Então, podemos dizer que a Inteligência Artificial no Google pode:
- Criar resumos precisos, detalhados, personalizados e aprofundados;
- Fornecer informações e responder perguntas complexas em vários formatos;
- Ajudar os usuários em diversos planejamentos, além de permitir buscas específicas em vídeos;
- Permitir ajustes, adequações e personalizações ainda maiores;
É natural que a inclusão de tecnologias de inteligência artificial (IA) tão avançadas tenha transformado o campo do SEO no buscador.
Estratégias para Otimizar o Conteúdo para o Google AI Overview
Aqui estão algumas estratégias práticas para otimizar seu conteúdo, levando em consideração os algoritmos de IA:
1. Entenda a intenção do usuário
A intenção de busca mostra o que o usuário quer encontrar ao fazer uma pesquisa, tentando suprir uma necessidade ou solucionar uma dúvida, por exemplo.
O SEO não é apenas sobre técnicas, códigos e algoritmos, já que ele é feito para ajudar a responder questões subjetivas.
Por isso, você precisa ter a compreensão da intenção de busca das pessoas para gerar conteúdos.
Toda pesquisa tem uma intenção que fica explicitada através de diferentes palavras. Você deve entender essa intenção para entregar o que o usuário quer encontrar.
Isso acontece a partir de um planejamento de conteúdo que atenda às necessidades do seu ICP (Perfil do Cliente Ideal).
Essas intenções podem ser, por exemplo:
- Navegacional: O usuário já sabe qual site quer ir, mas usa o buscador para chegar.
- Informacional: Para aprender sobre um assunto.
- Transacional: O usuário já tem as informações, e deve partir para a conversão.
A pesquisa de palavras-chave serve para identificar termos com potencial de atrair usuários, servindo de base para a produção de conteúdo.
Para cada palavra-chave com potencial que você encontrar, é hora de entender a intenção por trás.
Ou seja, não apenas as palavras-chave que os usuários usam, e sim o sentido que elas constroem juntas, mostra a intenção de busca.
Por isso, desenvolva um ICP detalhado, com base em dados históricos, para entender melhor as necessidades, dores e objetivos do seu público-alvo, além das intenções.
Por fim, crie conteúdos que respondam diretamente às perguntas e interesses ou intenções deles.
2. Produza conteúdo de alta qualidade
O Google continuará entregando conteúdo valioso para os usuários, melhorando o tráfego orgânico de sites que priorizam esse tipo de entrega.
Lembre-se: quem dirá se o seu conteúdo é de qualidade serão seus usuários. Então você deve agradá-los, seguindo a intenção de busca e adotando uma série de boas práticas capazes de solucionar uma demanda específica.
Crie artigos detalhados, com diversos dados e formatos de conteúdos. Eles tendem a performar melhor.
Adicione também, por exemplo, estatísticas, estudos de caso, pesquisas e dicas práticas.
Revise e atualize seu conteúdo regularmente, sempre com fontes confiáveis e com base em especialistas para aumentar a credibilidade.
A criação de conteúdo de alta qualidade, que responde de maneira clara e precisa às perguntas, é mais importante do que nunca. Portanto, use sempre uma abordagem centrada no usuário, tecnicamente otimizada.
3. Otimize para pesquisa por voz
Com o crescente uso de assistentes virtuais como Google Assistant, Siri, Alexa e Cortana, a pesquisa por voz está se tornando uma parte essencial das estratégias de SEO. Elas capturam uma audiência que prefere usar comandos em vez de digitar.
A pesquisa por voz tendem a ser mais conversacional e natural.
Em vez de uma palavra-chave curta como “melhores consultorias”, os usuários podem perguntar “Qual é a melhor consultoria perto de mim?”.
Por isso, foque em palavras-chave de cauda longa que refletem a linguagem natural. Assim, estruture o conteúdo em forma de perguntas e respostas diretas às consultas dos usuários, de forma clara, direta e concisa.
As respostas mais eficientes têm maior chance de aparecer nas respostas de voz.
Portanto desenvolva parágrafos curtos e diretos para facilitar a leitura e compreensão, com responsividade, boa velocidade, uso de dados estruturados e, claro, qualidade.
Se preciso, certifique-se de que seu site está otimizado para buscas locais, com um perfil no Google Meu Negócio atualizado e informações geográficas relevantes.
Enquanto isso, inclua diferentes elementos interativos, como vídeos e infográficos, para aumentar o engajamento.
4. Estrutura de conteúdo e SEO técnico
O SEO técnico reúne otimizações na estrutura interna do site, em seus códigos e na arquitetura, para que a estratégia de SEO funcione. Ele influencia na no ranqueamento, no rastreamento e indexação do site.
Então, para que as suas páginas sejam indexáveis pelo Google, você precisa do SEO técnico. Além disso, as técnicas também irão proporcionar uma melhor experiência ao usuário.
Assim, o seu site se torna mais compreensível para o robô do Google e para os potenciais clientes.
Para aplicar o SEO técnico, você deve apostar em práticos como:
- Melhorar a velocidade da página, já que, segundo o Think With Google, a demora de até 5 segundos aumenta em 90% a probabilidade de o usuário sair do site.
- Usar cabeçalhos (H1, H2, H3, etc.) para organizar seu conteúdo de forma lógica e hierárquica.
- Criar uma rede de links internos para ajudar os usuários e o buscador a navegarem pelo seu site, além de referenciar fontes externas de alta autoridade para aumentar a credibilidade do seu conteúdo.
- Comprimir e utlizar o formato webp nas imagens para melhorar o tempo de carregamento.
- Usar HTTPS para garantir que seu site é seguro, o que é um fator de ranqueamento importante.
- Incluir palavras-chave relevantes nos cabeçalhos e conteúdo para ajudar o Google a entender o tema abordado.
- Aplicar a responsividade, já que o Google se preocupa com a experiência de busca dos usuários em diversos formatos de tela, incluindo o mobile.
Para se aprofundar mais nas técnicas de SEO, conheça a Inteligência Artificial para sites!
5. Utilize estrutura de dados e marcação de esquema
A utilização de dados estruturados e marcação de esquema (schema markup) pode aumentar a relevância e a qualidade do conteúdo. Isso torna sua página mais compreensível para o Google.
Afinal, os dados estruturados são um formato padronizado para fornecer informações sobre uma página e classificar o conteúdo. O que pode aumentar a probabilidade do seu site ganhar um destaque e aparecer nas featured snippets, além de melhorar a indexação e classificação.
Já a marcação de esquema é um tipo de dados estruturados que ajuda a descrever com mais precisão o significado do seu conteúdo.
Assim, utiliza-se um vocabulário padronizado de tags ou microdados que devem ser adicionados ao código HTML.
O Schema.org possui uma biblioteca ampla de esquemas para vários tópicos, como eventos, produtos, receitas, avaliações e mais.
Cada esquema tem propriedades e valores específicos sobre os atributos do conteúdo que pretende mostrar.
6. Análise e ajustes contínuos
O SEO é um processo contínuo de análise, ajuste e otimização para garantir que sua estratégia permaneça competitiva.
Por isso, é importante estar em dia com o monitoramento de:
- métricas como o tráfego;
- comportamento do usuário no site;
- conversões;
- desempenho das suas palavras-chave;
- possíveis erros de rastreamento;
- indexação;
- canais de aquisição;
- quantidade de páginas visitadas e mais.
Analise os concorrentes, revise e otimize postagens antigas para mantê-las relevantes. Não esqueça de sempre usar conteúdo de alta qualidade, informativo, útil e envolvente.
O conteúdo de alta qualidade, que responde diretamente às perguntas dos usuários e oferece uma melhor experiência, pode levar a tempos de permanência mais longos.
Assim como diminuir a taxa de rejeição e melhorar engajamento, visibilidade orgânica e vários outros benefícios.
Também monitore a posição das suas palavras-chave, o volume de pesquisa delas, o CTR (Taxa de Cliques), além de implementar auditorias no SEO técnico do seu site com regularidade.
Por fim, colete feedback dos usuários para entender suas necessidades e expectativas, com testes de usabilidade frequentes para assegurar que eles estão tendo uma boa experiência na sua página.
Ainda é cedo para avaliar todos os impactos do Google AI Overview e da Inteligência Artificial no marketing digital.
Porém, mesmo com atualizações frequentes do algoritmo, com ou sem IA, a relevância e a qualidade do conteúdo continuam a ser fatores determinantes.
Se você ainda tem dúvidas sobre as mudanças do buscador e quer melhorar as estratégias de SEO para Google AI Overview, é hora de contar com profissionais capacitados para lidar com tantas novidades, evitando muitas dores de cabeça.
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