- Autor: Victor Pinheiro
- 13 Minutos de leitura
- 10 de agosto de 2024
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Feature Snippets: Como conquistar a posição zero no Google
Alcançar a melhor posição nos resultados do Google é o objetivo de muitas empresas. Afinal, quanto mais o seu site está visível, mais ele será acessado. Isso favorece a conexão da sua empresa com os potenciais clientes, impulsionando os resultados em vendas. Por isso, é importante entender como funciona o Feature Snippets.
A melhor posição, conhecida como Feature Snippet, é o destaque que aparece no topo da página de resultados do Google, fornecendo respostas rápidas às consultas dos usuários.
Ela oferece visibilidade máxima, credibilidade e um aumento significativo no tráfego orgânico.
O seu conteúdo será exibido antes mesmo do primeiro resultado orgânico, capturando a atenção dos usuários de imediato.
Para te ajudar a alcançar essa posição, vamos explicar mais sobre os Feature Snippets, as estratégias para alcançar esse destaque, as técnicas de otimização do seu conteúdo e mais. Vamos lá?
O que são Feature Snippets
Os Feature Snippets são blocos de informações que aparecem no topo dos resultados de busca do Google, com o objetivo de fornecer respostas rápidas e diretas para os usuários.
Agora é possível encontrar um resumo rápido no Google antes de ver a lista completa de resultados.
Antes, o primeiro resultado era considerado o melhor. Porém, agora existe ainda o Feature Snippets, onde é possível obter uma resposta rápida para sua pergunta sem precisar ler todos os resultados.
Assim, com maior precisão e agilidade, os Feature Snippets conseguem melhorar a experiência do usuário.
Isso permite que ele obtenha a informação que procura sem precisar clicar em um link para visitar um site.
Existem vários tipos de Feature Snippets, cada um projetado para responder a diferentes tipos de consultas.
Ao entender como otimizar seu conteúdo para aparecer no Google, você pode ganhar destaque e atrair mais tráfego, o que também pode gerar mais vendas, conversão e fidelização de clientes.
Importância dos Feature Snippets no SEO
O Feature Snippet coloca seu conteúdo no topo da SERP, o que naturalmente aumenta a visibilidade.
O modelo também significa ser destacado pelo Google como uma fonte confiável de informação, o que aumenta a credibilidade e autoridade da página.
Eles aparecem frequentemente acima da primeira posição orgânica. Por isso, são conhecidos como “posição zero” e garantem que seu conteúdo seja o primeiro a ser visto.
Embora os snippets forneçam respostas rápidas, muitos usuários clicam no link para obter mais detalhes, gerando mais tráfego.
Além disso, eles são frequentemente usados por assistentes de voz como Google Assistant e Alexa, o que pode ampliar ainda mais o alcance. Afinal, segundo resultados da pesquisa Voice Search Statistics and Emerging Trend, 40% dos usuários fazem pesquisa por voz.
Dessa forma, é natural dizer que Feature Snippets são parte essencial para o SEO.
O SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, englobando técnicas para que o seu site apareça no Google.. Principalmente, alcançando as posições de destaque como o Feature Snippets.
Aparecer nesse destaque pode significar aumentar a taxa de cliques para o seu site, já que os usuários tendem a visitar o primeiro resultado.
Quer saber mais? Entenda as funções dos rich snippets!
Quais são os tipos de Feature Snippets existentes?
A “posição zero” dos Feature Snippets atrai uma quantidade significativa de cliques, o que pode resultar em um aumento notável no tráfego orgânico para o seu site. Segundo dados, em média, os destaques recebem 35,1% da parcela total de cliques.
Isso quer dizer que, uma vez nos destaques, as chances de ter bons CTRs aumenta, além de mostrar que seu conteúdo é útil. Isso incentiva a visita do usuário e aumenta o tempo que ele passa no site. As respostas rápidas e relevantes também contribuem para isso.
Por tantas vantagens, embora a competição para alcançar um feature snippet possa ser acirrada, o número de sites que realmente otimizam especificamente para esses trechos ainda é relativamente pequeno, oferecendo uma vantagem competitiva.
Para começar a otimização para Feature Snippets, primeiro você deve entender que os destaques vêm em várias formas, cada uma projetada para fornecer informações de forma rápida e eficiente.
Conheça os principais tipos:
1. Parágrafo (Text Snippets)
Esses são os trechos mais comuns e aparecem como um pequeno bloco de texto que responde diretamente à consulta do usuário.
Geralmente, eles consistem em 40-60 palavras e são usados para responder perguntas diretas, como “o que é”, “quem é”, “como fazer”, ou definições de palavras.
2. Lista (List Snippets)
As listas podem ser ordenadas (numeradas) ou não ordenadas (com marcadores). Elas são frequentemente usadas para consultas que pedem por etapas, instruções, listas de itens ou classificações.
Como, por exemplo, “quais são os passos para otimizar o site segundo técnicas de SEO” ou “quais países mais implementam marketing”.
3. Tabela (Table Snippets)
Como o nome indica, esses snippets aparecem como uma tabela e são ideais para apresentar dados comparativos ou informações em estatísticas, por exemplo.
Eles são frequentemente usados para consultas que envolvem preços, especificações de produtos ou comparações entre soluções e softwares, e até horários de filmes no cinema.
4. Vídeo (Video Snippets)
Os snippets de vídeo são trechos que destacam vídeos do YouTube ou de outras plataformas. Eles frequentemente aparecem para consultas que envolvem “como fazer” ou tutoriais visuais, respondendo à busca de forma mais dinâmica.
5. Caixa de Definição (Definition Box)
Esses snippets são usados para fornecer uma definição direta e curta de um termo ou conceito. Eles são semelhantes aos snippets de parágrafo, mas são mais curtos e diretos.
6. Snippet de Imagem (Image Snippets)
Esses snippets incluem uma imagem relevante, geralmente acompanhada por um pequeno trecho de texto.
Eles são frequentemente usados para consultas visuais, como, por exemplo, a busca por “anúncios famosos na história”.
7. Snippet de Receita (Recipe Snippets)
Esses snippets fornecem ingredientes e etapas para preparar uma receita. Eles são acompanhados por avaliações, tempo de preparo e outras informações úteis.
8. Snippet de FAQ (Frequently Asked Questions)
Esses snippets aparecem como uma série de perguntas e respostas, frequentemente usados para cobrir aspectos mais procurados e comuns sobre um mesmo tópico.
Os Feature Snippets são diferentes do Knowledge Graph. O Knowledge Graph contém informações do Google sem usar sites como fontes. É importante lembrar dessa diferença.
Além disso, vale adicionar que nem toda busca possui um Featured Snippet nos resultados. Então, vamos às dicas para conquistar a posição zero!
Estratégias para conquistar o Feature Snippet
Alcançar a melhor posição nos resultados de busca pode parecer um desafio. Por isso, você precisa de estratégias essenciais para aumentar suas chances de aparecer no topo do buscador.
Confira as dicas sobre como aparecer no Feature Snippet do Google:
Otimização de conteúdo
Identifique perguntas frequentes relacionadas ao seu nicho e forneça respostas claras, relevantes e otimizadas, sempre na formatação adequada, como listas, tabelas e parágrafos bem estruturados.
Garanta que seu conteúdo seja de alta qualidade, original, completo e relevante para a consulta do usuário, respondendo diretamente às buscas segundo as intenções do visitante.
Lembre-se que um mesmo post pode ser ainda mais destacado ao aparecer para diferentes snippets.
Use fontes confiáveis para apoiar suas informações e aumentar a credibilidade, além de construir materiais com uma estrutura clara, intuitiva e fácil de ler.
Faça uma introdução direta que defina o tema e seja atraente, destrinchando o conteúdo através de pontos-chave interessantes, fornecendo a melhor experiência para o usuário.
Hierarquia de tags
Faça o uso correto de tags:
- H1: Utilize para o título principal do conteúdo.
- H2, H3, H4: Subtítulos devem seguir uma hierarquia lógica, facilitando a leitura e a indexação pelo Google.
Afinal, as tags HTML formam a estruturação do conteúdo da página e ajudam o Google a entender a hierarquia e a relevância das informações que você fornece, favorecendo o bom ranqueamento.
A tag <h1>, o título principal, deve ser única por página, representando a ideia central.
Enquanto isso, os subtítulos devem facilitar a escaneabilidade do seu texto. Quando o usuário “bater o olho” no conteúdo, poderá saber do que se trata cada tópico, dividindo o material em seções principais.
Conteúdos específicos com long tail
A pesquisa de palavras-chave é crucial para a estratégia de SEO e, claro, para ganhar destaque na posição zero do Google.
Essa pesquisa ajuda a identificar termos que já classificam para Feature Snippet para que você possa analisar o tópico e tentar ocupar esse espaço.
Então, se você já tem um planejamento de palavras-chave, faça a busca e descubra se são Snippets. Lembre-se que, sem uma estratégia bem definida, pode ser difícil classificar na posição zero. Para aumentar as suas chances, comece pensando estrategicamente.
Um bom exemplo é utilizar ferramentas como Semrush para encontrar palavras-chave long tail, sempre relacionadas a conteúdos mais específicos e qualificados, assim como menos concorridos.
Através delas, seus conteúdos podem responder às perguntas relacionadas ao seu nicho com mais precisão e melhores resultados. Em vez de “SEO”, use “estratégias de SEO para startups”, por exemplo.
Criação de meta descriptions
A meta descrição (ou meta description) é essencial para atrair cliques nos resultados do Google, aumentando a autoridade do seu site e fazendo com que ele seja mais projeto para um futuro Feature Snippet.
Dessa forma, invista em descrições otimizadas e claras, lembrando sempre que devem ter até 160 caracteres. Inclua a palavra-chave principal da página, faça um texto persuasivo e que incentive o clique.
Lembre-se que a descrição deve ser única para cada página do seu site.
Utilize formatos em lista
Quando você lê sobre formar listas, talvez tenha dúvidas sobre como elas funcionam para o SEO. Mas não se preocupe, pois não há segredos.
Existem as listas ordenadas, ideais para apresentar passos sequenciais ou um processo que deve ser seguido em ordem, e as listas não ordenadas, para tópicos ou itens não sequenciais.
No SEO, as listas geram clareza, principalmente para explicar processos e guiar o leitor em um verdadeiro passo a passo.
Assim, elas auxiliam o seu site a destacar pontos importantes, trazem legibilidade, são intuitivas e, claro, podem te ajudar a conseguir se destacar como Feature Snippet.
Adote o FAQ
Monte uma FAQ nos conteúdos para responder às perguntas frequentes. Assim, os visitantes podem encontrar rapidamente as respostas para suas perguntas comuns, influenciando positivamente o SEO do seu site.
Crie uma seção de perguntas frequentes em uma página específica, formatando as perguntas de forma intuitiva e de fácil navegabilidade.
Mantenha essas respostas atualizadas, revisando regularmente para manter a relevância e, claro, adicionando informações novas.
Adicione conteúdo relevante, incluindo palavras-chave específicas e implementando links para outras páginas relevantes do seu site. Isso melhora a navegação interna e ajuda a distribuir melhor a autoridade para diferentes páginas da empresa.
Mantenha seus conteúdos atualizados
Sistematize as atualizações regulares dos conteúdos do seu site no geral, como o blog, páginas de contato, serviços e mais.
Lembre-se de também atualizar os seus conteúdos segundo as regras de SEO e os próprios critérios para Feature Snippets, já que o Google costuma modificar os critérios do algoritmo com frequência.
Por exemplo: atualmente, para Snippets que são parágrafos, o tamanho mais otimizado costuma ser 45 palavras, enquanto as listas apresentam cerca de 4.2 itens.
Busque oferecer respostas concisas
Forneça respostas claras e diretas às perguntas dos usuários. Ou seja, vá direto ao ponto, mantendo a alta qualidade das informações. Afinal, os Featured Snippets, sempre são baseados em fatos, dados e conteúdos objetivos.
Um bom snippet deve ser fácil de ler, já que o espaço é rapidamente exposto para o usuário e serve justamente para agilizar a sua experiência. Então, crie o conteúdo mais acessível, sem textos prolixos ou rebuscados.
Impacto do Feature Snippet no tráfego orgânico
Os feature snippets são uma parte essencial do ecossistema de SEO, com impacto natural no tráfego orgânico.
Afinal, já que aparecem acima dos resultados orgânicos, de forma que a sua posição privilegiada atrai mais atenção dos usuários, aumentando a probabilidade de cliques.
O modelo fornece respostas rápidas e diretas, incentivando os usuários ao clique automático para obter mais detalhes.
Além disso, o formato gera maior credibilidade, mostrando trechos do seu conteúdo que podem aguçar a curiosidade e atrair a visita.
Já que os feature snippets são selecionados com base na relevância e qualidade do conteúdo, o tráfego gerado é altamente qualificado.
Gostou das dicas para conquistar a posição zero? Ter um feature snippet significa que seu conteúdo é destacado acima de outros resultados, representando grande vantagem competitiva.
Se o seu conteúdo foi escolhido pelo Google para aparecer como feature snippet, isso já é um sinal excelente de que o seu SEO está indo bem. Porém, provavelmente, você precisa contar com uma boa consultoria de SEO para chegar nesses resultados.
Bons especialistas em SEO possuem maior experiência e conhecimento sobre todas as práticas que falamos aqui – e muitas outras.
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