- Autor: Victor Pinheiro
- 14 Minutos de leitura
- 2 de agosto de 2024
Conteúdo criado por humano
Como aplicar as estratégias de SEO mais eficazes para gerar resultados
Alcançar bons resultados no Google e aumentar o tráfego orgânico são alguns dos principais objetivos de marketing de grandes empresas no mercado. Por isso, é essencial que o seu negócio, independente da área de atuação, aplique as estratégias de SEO certas.
O SEO combina táticas e técnicas para aumentar a visibilidade de um site, seguindo as diretrizes dos algoritmos do Google e acompanhando as suas variadas mudanças.
E, para alcançar a eficiência nesse quesito, é importante entender como funcionam essas estratégias e, sobretudo, a importância de contar com uma equipe ao seu lado para alcançar bons resultados.
Para entender como o SEO funciona na prática, continue lendo este conteúdo. Saiba como aplicá-lo para ter resultados e aprenda a aumentar a visibilidade do seu negócio no Google. Boa leitura!
O que são estratégias de SEO e por que são importantes para um site?
O termo SEO (Search Engine Optimization) resume o conjunto de práticas ou um plano de ação para otimizar um site e aumentar a sua visibilidade nos motores de busca, como o Google.
Com essa otimização, seguindo as diretrizes do Google, você aumenta a chance de seu site aparecer em resultados de pesquisa relevantes, gerando visibilidade e credibilidade.
Afinal, os links mais visualizados e clicados costumam ficar na primeira página do buscador.
Ao aumentar a visibilidade, o site também será capaz de ter maior tráfego orgânico (não pago), melhor classificação nas páginas de resultados (SERPs) e mais visitantes que representam potenciais clientes.
Entendendo os pilares do SEO
As estratégias de SEO representam resultados duradouros a médio e longo prazo para a sua empresa.
Isso porque, embora possa levar tempo para gerar resultados, uma vez seu site otimizado, você terá tráfego orgânico contínuo, sem precisar pagar para aparecer nos resultados de pesquisas do Google.
Então, se o seu objetivo é entender os principais pilares dessa estratégia, que são:
SEO On page
O SEO On-Page é sobre otimizar o conteúdo do seu site para o Google. Então, envolve os elementos presentes nas suas páginas, como o conteúdo, que deve ser relevante, além de incluir as palavras-chave devidas.
O SEO On-Page também cuida das meta tags, como o título e a descrição, as URLs amigáveis, bem como as imagens otimizadas, com tags alt descritivas e relevantes. Assim, abrange alguns dos mais importantes fatores de classificação do Google.
SEO off Page
O SEO Off-Page trata de elementos fora do seu próprio site que também podem afetar a sua classificação no Google. Como é o caso do processo de obter links de outros sites que direcionam para o seu próprio endereço, gerando relevância.
Os backlinks, como são chamados, determinam a qualidade do conteúdo referenciado. Um site com muitos backlinks de alto valor geralmente terá uma classificação melhor.
A estratégia também inclui promover o seu conteúdo nas redes sociais, aumentando o engajamento e os compartilhamentos.
SEO Técnico
O SEO Técnico, como o nome indica, se refere aos aspectos estruturais do seu site que afetam a forma como ele é rastreado e indexado pelo Google. Ou seja, o SEO técnico vai além do conteúdo e dos links, considerando fatores como:
- Desempenho: velocidade, segurança (HTTPS), acessibilidade e responsividade;
- URLs claras, descritivas e amigáveis;
- Um sitemap para ajudar o Google a entender a estrutura do site, listando todas as páginas;
- Criação do arquivo Robots.txt que dá instruções ao Google sobre quais páginas ele pode rastrear e indexar;
- Otimizar imagens, aplicar compactação sem comprometer a qualidade;
- Escolher um provedor de hospedagem de qualidade;
- Marcação estruturada para ajudar o buscador a entender o conteúdo e mostrá-lo de forma rica na SERP, como o Schema.org;
Estratégias de SEO mais eficazes para melhorar o tráfego orgânico do seu site
O tráfego orgânico se refere aos visitantes que chegam ao seu site através de estratégias não pagas, como anúncios.
O SEO pensa prioritariamente em gerar boas experiências para os usuários e impulsionar o tráfego orgânico. Para isso, é importante que você entenda como funciona essa estratégia, confira:
Planejamento de palavras-chave estratégico
O planejamento de palavras-chave é uma das principais estratégias de SEO e serve para encontrar os termos de pesquisa que os seus potenciais clientes inserem no Google ao procurar informações ou soluções. As palavras-chave podem ser classificadas em:
- Palavras-chave de cauda longa, mais específicas, com menos concorrência e uma taxa de conversão mais alta.
- Palavras-chave de cauda média, frases com dois a três termos, mais específicas e menos concorridas do que palavras-chave de cauda curta.
- Palavras-chave de cauda curta, frases de um único termo, genéricas e com alta concorrência.
Procure também por palavras-chave relacionadas, que são termos e frases conectados à sua palavra-chave principal. Elas são capazes de fornecer contexto e ajudar o Google a entender melhor o seu conteúdo.
Depois, incorpore as palavras-chave ao conteúdo e ao seu site. Use as palavras-chave de forma natural, sem exageros, atualizando regularmente a sua pesquisa segundo as intenções dos usuários.
Análise de concorrentes
A análise de concorrentes também entra na lista de estratégias de SEO e envolve pesquisar o seu nicho para entender melhor as estratégias, forças e fraquezas presentes no setor. A análise pode fornecer informações valiosas para a sua estratégia de SEO.
Identifique os seus principais concorrentes de SEO sendo eles os sites que estão competindo pelas mesmas palavras-chave que você.
Na ferramenta de pesquisa de palavras-chave, veja a lista de termos, as classificações, o volume de pesquisa, a concorrência e muito mais.
Você pode identificar oportunidades que os seus concorrentes ainda não exploraram, como termos valiosos, conteúdos com temas específicos que são do interesse do potencial cliente, dentre outros.
Ao aproveitar essas oportunidades, você pode sair na frente, produzindo conteúdos únicos e originais, e priorizando as ações de SEO mais importantes para o seu segmento.
Tipo de conteúdo a ser produzido
Ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo, você deve ter um objetivo claro, variando a depender do seu potencial cliente e dos canais usados.
Se o seu objetivo é ranquear bem no Google, o conteúdo de blog é a melhor escolha.
Portanto, use técnicas avançadas de SEO, sempre com a incorporação de palavras-chave e outras táticas de otimização segundo as diretrizes do buscador.
Assegure-se de que seu conteúdo seja relevante para o potencial cliente, bem como original e de alta qualidade.
Mas, se você está procurando aumentar o engajamento no conteúdo em vídeo, é indicado partir para a criação de materiais compartilháveis, otimizados para a pesquisa, incluindo palavras-chave relevantes no título, descrição e tags.
Nesse caso, palavras-chave como “vídeo” e “tutorial” costumam ser usadas para indicar o conteúdo. Além disso, existem muitos outros tipos de conteúdo que você pode considerar, como infográficos, webinars, e-books, etc.
Certifique-se de que ele atenda às necessidades de seu público e o ajude a alcançar os objetivos nas estratégias para melhorar o posicionamento no Google.
Estratégia de Pilar pages e Topic Clusters
A estratégia de Pilar Pages e Topic Clusters envolve criar uma página principal abrangente sobre um tópico. Além disso, são criadas várias páginas relacionadas que abordam subtemas desse tópico em detalhes.
A Pilar Page é a principal, e cada uma das páginas do Topic Cluster se relaciona com ela e entre si por meio de links, como uma estrutura conectada que pode ajudar na indexação e facilitar a navegação dos usuários.
Uma Pilar Page é como um guia definitivo, respondendo a todas as perguntas potenciais sobre o tópico.
Ao adotar essa estratégia de SEO, você pode melhorar a estrutura do seu site, facilitar o rastreamento, a indexação e o próprio tráfego do usuário.
A abordagem pode ajudar a estabelecer o seu site como uma autoridade no tema para o Google.
Core Web Vitals
O Core Web Vitals também faz parte das estratégias de SEO e resume diretrizes para a qualidade da experiência do usuário a partir de métricas. Entenda quais são:
- Largest Contentful Paint (LCP): Mede a velocidade de carregamento do site e seus maiores elementos.
- Interaction to Next Paint (INP): A INP analisa todas as interações e destaca aquela que foi mais lenta durante toda a vida útil da página.
- Cumulative Layout Shift (CLS): Mede a estabilidade visual da página, o seu desempenho em design e usabilidade.
Para otimizar essas métricas de SEO é preciso cuidar dos elementos do seu site que podem interferir na velocidade e na experiência do usuário. Sites lentos podem ter taxas de rejeição mais altas e classificações mais baixas no Google.
Lembre-se que imagens grandes e pesadas podem atrasar o LCP. Então, é recomendado otimizar as imagens, reduzindo o tamanho sem comprometer a qualidade e usando formatos de arquivo eficientes, como webp.
O excesso de CSS também pode atrasar o carregamento da página. Então é importante remover o CSS não utilizado e usar CSS crítico (o mínimo necessário para renderizar a parte superior da página) inline no HTML. Além disso, remova espaços em branco, quebras de linha e comentários.
Sem esquecer também do HTTPS, um protocolo de segurança que protege a integridade e a confidencialidade dos dados. Outro ponto importante é contar com uma política de cache eficaz para acelerar o carregamento da página e impulsionar o LCP.
Invista na responsividade para proporcionar uma boa experiência de usuário em todos os dispositivos, ajustando-se automaticamente ao tamanho da tela. Faça testes de compatibilidade para diferentes navegadores e use elementos legíveis para telas menores.
Afinal, o Google prioriza a versão móvel do conteúdo do seu site para classificação e indexação. A otimização para dispositivos móveis conta como uma das principais estratégias de SEO bem-sucedidas.
Meta tags e estrutura de URL
As meta tags são usadas para fornecer informações adicionais sobre uma página para o Google. Elas são adicionadas à seção <head> da sua página HTML, e aparecem no código em forma de pequenos trechos de texto que descrevem o conteúdo.
Elas são um elemento-chave para o SEO, normalmente não visíveis para os usuários, mas funcionando como instruções para os algoritmos.
Enquanto isso, a estrutura da URL também é importante para o SEO. Sendo assim, implemente URLs claras, limpas, fáceis de entender, com as palavras-chave devidas e evitando caracteres especiais.
Assim, você pode ajudar o buscador a entender o conteúdo e melhorar a classificação da página nos resultados.
Entenda mais sobre a estrutura de URL!
Sitemap e indexação
O Sitemap é um arquivo que lista todas as páginas do seu site, ajudando o Google a entender a estrutura e a encontrar todos os seus conteúdos.
Ter um Sitemap atualizado e preciso pode ajudar a melhorar a indexação, o processo pelo qual o buscador coleta, analisa e armazena informações dos sites no seu banco de dados para que fiquem disponíveis para os usuários.
Enquanto a página não for indexada, ela não aparece nos resultados de busca do Google. Portanto, é essencial assegurar que as suas páginas sejam facilmente encontradas através do uso do sitemap.
Análise e monitoramento
Comece a avaliar os resultados para compreender o que está dando certo e o que não está, além de realizar melhorias.
Sendo assim, é imprescindível analisar regularmente o desempenho do site. Isso envolve identificar problemas técnicos, estratégias eficazes e outros resultados. O objetivo é melhorar a performance do site.
Aqui estão algumas das principais métricas a serem monitoradas:
- Click-Through Rate (CTR): A proporção de usuários que clica em um link específico para o número total de usuários que visualizam o conteúdo. A métrica mostra o quão relevantes seus links são para os usuários.
- Cobertura (Indexação): O número de páginas do seu site que foram indexadas pelo Google. Se uma página não foi indexada, isso pode indicar problemas de rastreamento ou de SEO.
- Ranking de Palavras-chave: A posição do seu site nos resultados de pesquisa para uma palavra-chave específica.
Novos Usuários: O número de novos usuários que visitam o seu site.
Otimização de conteúdos antigos
Otimizar e atualizar conteúdos antigos é essencial para aplicar técnicas avançadas de SEO que de fato funcionem.
Afinal, informações desatualizadas podem fazer com que seu conteúdo pareça irrelevante para os usuários e, por consequência, para o Google.
Então, revise o seu conteúdo regularmente, atualize dados, melhore a qualidade, forneça detalhes, corrija erros, melhore a estrutura e mais.
Também busque utilizar imagens para a relevância e dinamicidade do seu conteúdo, sempre otimizadas para SEO, incluindo palavras-chave no texto alternativo e no nome do arquivo.
Você pode adicionar vídeos para gerar engajamento, atraindo os usuários e fazendo com que passem mais tempo no seu site. Assim, produza vídeos relevantes e otimizados para SEO, que complementem o seu conteúdo.
Lembre-se de sempre inserir as palavras-chave adequadas em seu conteúdo antigo a partir de novas pesquisas, de forma natural. Melhore títulos, descrições e as chamadas para atrair o usuário e incentivar o clique.
Por que contar com especialistas é o melhor caminho
Quando o assunto é o Search Engine Optimization (SEO), muitos profissionais ainda consideram um desafio aplicar as técnicas.
Embora muitos compreendam os conceitos básicos, as diretrizes mudam a todo momento.
O especialista em SEO é o melhor profissional para criar estratégias de SEO que visam aumentar a visibilidade do seu site e o tráfego orgânico.
Ter um especialista sênior ao seu lado pode fazer toda a diferença. Ele deve ter um conhecimento profundo sobre o Google, entendendo o que funciona e o que não funciona, evitando erros que custam tempo e dinheiro.
Os especialistas em SEO estão sempre atentos às mudanças do Google, às ferramentas adequadas e técnicas avançadas. Um bom exemplo de como a expertise em SEO pode levar a resultados impressionantes é o caso da Opentech, nosso cliente.
A Opentech é especialista em soluções para Gerenciamento de Risco e Gestão Logística, oferecendo mais de 10 opções de soluções exclusivas. A empresa desejava produzir conteúdos especializados, para um nicho bastante específico.
A empresa tinha conteúdos desatualizados no site, então, a nossa equipe precisou avaliar o que valeria a pena estrategicamente ser otimizado. Em paralelo, trabalhamos também na produção de conteúdos com foco em SEO.
Com apenas um ano de projeto, a Opentech apresentou crescimento de 237% dos leads orgânicos e atingiu recorde de visitas no site.
Houve 84% de crescimento em tráfego orgânico em menos de um ano e mais de 10 palavras-chave na primeira posição do Google.
Estes resultados destacam o valor de contar com especialistas capacitados como a nossa equipe. Reunimos profissionais diversos, especializados em desenvolvimento de site, SEO, UX Design e mais.
Portanto, na hora de fazer o seu site se tornar o principal canal de vendas da sua empresa, conte com a nossa inteligência e expertise. Estamos prontos para fazer o seu negócio alavancar as vendas no digital.
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