• Autor: Victor Pinheiro
  • 6 Minutos de leitura
  • 16 de janeiro de 2023

Conteúdo criado por humano

Saiba identificar o erro 404 e como resolver esse problema

O Erro 404 Not Found é bastante comum, tanto para os usuários quanto para quem possui sites.

Porém, ele acaba por prejudicar a usabilidade do site, influenciando na sua autoridade com os usuários e fazendo com que a sua página perca pontos no ranqueamento dos mecanismos de busca. 

Assim, como resolver o erro 404 é uma questão bastante procurada, mesmo esse sendo um problema de fácil resolução. Por isso, separamos aqui neste conteúdo o que é o erro 404 e como você pode resolver esse problema de forma simples. É só continuar a leitura!

O que é o erro 404?

O código de resposta error 404 Not Found pertence a um erro HTTP que indica uma página não encontrada ou que não existe, ou seja, o servidor não conseguiu captar o que foi pedido.

Normalmente isso ocorre por causa de instabilidades, erros de digitação na hora de inserir o endereço web ou de fato por causa de uma página desativada.

O código é uma resposta automatizada enviada pelo servidor, e a mensagem de erro pode variar a depender do navegador: “Ops! A página não foi encontrada” ou “Esta página da web não está disponível”, por exemplo.

Quando o usuário acessa a página de um site e encontra a mensagem de Página não Encontrada, o conteúdo acessado não está disponível, por isso, a situação frustra o usuário, que pode passar a não contar com a disponibilidade deste site.

Essa situação pode prejudicar a reputação da sua página, a sua credibilidade e autoridade no tema.

Quais são as causas do erro http 404?

O erro 404 página não encontrada indica um problema entre a solicitação de acesso do usuário e o trabalho do servidor de encontrar a página em questão. Mas o que pode acontecer para resultar nesse erro? Veja a seguir:

Servidor instável

O problema pode estar no servidor, que está instável, indisponível, apresentando problemas ou sobrecarregado. Essa situação pode causar a dificuldade de acesso a uma página, mesmo que ela esteja funcionando normalmente.

Página Desativada

Uma causa bastante comum de Error 404 é quando um endereço URL da página muda (e ela é mal redirecionada para outro link), ou quando ela é removida do site. Normalmente, isso ocorre quando um site tem sua estrutura mudada, quando um produto não é mais vendido pela marca, um projeto é encerrado, dentre outros. 

URL incorreta

Algumas vezes a URL da página não foi mudada, mas sim escrita errado. Qualquer erro de digitação é suficiente para levar o usuário a uma página que não existe, gerando o Error 404.

Vírus

Se o dispositivo do visitante estiver com vírus, o desempenho dos sites acessados pode ser afetado, e assim a mensagem 404 Page Not Found vai aparecer.

Como descobrir o erro 404?

Se você trabalha com WordPress, irá identificar esses erros com facilidade, apenas utilizando o plugin Broken Link Checker. Depois, use plugins como o Redirection para redirecionar as páginas com erro para endereços que funcionem. Caso não use o WordPress, pode ainda contar com ferramentas disponíveis online, como o Dead Link Checker.

O Google Search Console é uma dessas páginas que facilitam ao usuário encontrar erros 404, a partir do Search Analytics, na parte de “Erros de rastreamento”. Ele disponibiliza um relatório dos erros encontrados, e você apenas deve substituir os links errados pelos corretos, de preferência para páginas similares.

O que fazer para resolver o erro?

Afinal, como resolver o erro 404? Como já vimos, há diversas causas para o Erro HTTP 404 Página Não Encontrada, mas as soluções também podem ser diversas. Caso você seja o dono do site:

Redirecione os links

Essa é a forma mais simples e mais comum de solucionar um Erro 404, sobre a qual falamos rapidamente no tópico anterior. Trata-se de ir nas configurações do seu site, e redirecionar a URL para um endereço que funcione e que entregue o que o usuário quer encontrar. 

Como falamos antes, você pode fazer isso através de diversas ferramentas, dentro do código do site ou mesmo do WordPress e outros sistemas de gestão de conteúdo (CMS).

A mesma ideia serve para a redefinição de links permanentes, em caso deles estarem quebrados ou terem conflitos de redirecionamento. Para corrigir esses links, você deve entrar no painel do WordPress e acessar a parte dos permalinks.

Depois, você deve redefinir a estrutura dos links, buscando uma estrutura alternativa, diferente da padrão. Salve e atualize a página em questão. Depois, repita o processo, selecionando a estrutura padrão, e acesse o site para checar a funcionalidade.

Crie conteúdos para URLs não utilizadas

Se uma página permanece sendo muito acessada mesmo quando você não a utiliza mais, talvez seja uma boa solução criar conteúdos para ela e utilizá-la como uma oportunidade de conversão. Crie novos conteúdos para o endereço caso não haja um motivo para fazer um redirecionamento, evitando assim que o Page Not Found prejudique a autoridade da sua marca.

Remova restrições de acesso

Esse é um problema comum em sites em WordPress, pois algumas páginas precisam ter seus acessos liberados nas configurações do próprio site, no gerenciador de arquivos, na pasta wp-admin. Aí, você deve alterar as configurações de permissão, liberando-a para todos os usuários.

Caso você seja um usuário tentando acessar uma página, o Error 404 pode ser causado por problemas no seu navegador ou dispositivo.

Atualize a página

Essa é uma solução simples que serve para muitos problemas, inclusive algumas situações de Error 404. Clique em F5 no seu teclado, ou aperte refresh no seu navegador.

Limpe o cache

O cache do navegador armazena os dados para o carregamento da página. Se algum problema ocorrer, principalmente se a página tiver sido modificada pelo dono, pode ser que o cache armazenado não consiga gerar a nova versão, exibindo o Error 404 Page Not Found. Por isso, limpe o seu cache para solucionar o problema.

Escaneie o seu dispositivo 

Como falamos anteriormente, uma das possíveis causas do Error 404 são malwares. Por isso, o seu antivírus pode te ajudar a resolver um erro como esse, tornando os seus acessos mais seguros e funcionais.

Conseguiu entender como resolver o problema do Erro 404 que persiste na sua página? É ótimo saber que te ajudamos! Claro, você pode contar sempre com o nosso time para otimizar e destacar o seu site nas buscas do Google, entregando uma ótima experiência ao seu cliente. Clique aqui e fale conosco!

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

Conteúdos recentes