• Autor: Victor Pinheiro
  • 12 Minutos de leitura
  • 11 de julho de 2022

Conteúdo criado por humano

Empresa de SEO: o que faz e como contratar

Você sabia que o trabalho da empresa de SEO vai muito além da criação de conteúdo?

Isto porque ela trabalha, de forma estratégica, o posicionamento e o crescimento do seu negócio no digital, e o conteúdo é um dos caminhos para alcançar a escalada da sua empresa.

De acordo uma pesquisa da ferramenta de SEO Sistrix feita em 2020, os 3 primeiros conteúdos do Google recebem cerca de 55% dos cliques. Ou seja, mais da metade dos usuários clicam apenas nos três primeiros links da página. 

E todo o restante é praticamente esquecido

Com certeza você quer o seu site sendo visitado, mas o grande desafio para quem empreende é justamente alcançar os clientes. E o SEO faz isto de forma orgânica! Trazendo quem realmente se interesse pela sua página através de estratégias de marketing digital.

Por isso, contratar uma empresa de SEO eficiente é uma certeza de que o seu negócio continua sendo ‘visto’ e o melhor que ele construa uma autoridade no mercado. 

Mas, afinal, o que faz uma empresa de SEO e como escolher uma para o seu negócio? Neste conteúdo, contamos para você todos os pontos que precisam de atenção na hora de contratar uma empresa de SEO. Confira a seguir!

Afinal, o que é uma empresa de SEO

Para entender do que se trata uma empresa de SEO, precisamos primeiro saber o que é SEO. 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. 

Logo, a empresa de SEO é aquela responsável por realizar as otimizações necessárias para que sites, blogs, e-commerces e outras páginas online de seus clientes apareçam na primeira página de redes de pesquisa como o Google. 

Um bom rankeamento faz com que o volume de usuários no seu site cresça de forma 100% orgânica.

Uma empresa de SEO completa trabalha com a otimização do seu site para os motores de busca em duas frentes:

  • SEO on page: desenvolve estratégias como a análise e planejamento de palavras-chave, legibilidade dos textos, criação de layouts focados na boa experiência dos usuários nas páginas; 
  • SEO off page: é aquele que diz respeito a tudo que é externo, como link building (outras páginas da web linkando o seu site), guest posts e parcerias, compartilhamento de conteúdos em redes sociais… 

A esse conjunto de estratégias e técnicas de SEO focadas em impulsionar os resultados orgânicos da sua empresa, nós, da Queen, chamamos SEO Marketing.

Qual a importância de investir nesse serviço 

Quase 60% dos negócios brasileiros começaram a investir na presença digital durante a pandemia do Covid-19, segundo pesquisa da Hostgator conduzida por mais de 5.000 empresas. 

42% delas relataram ter aumento de acessos em suas páginas online após a pandemia. 

Dados como esses mostram, então, que a presença de lojas, startups e outros negócios no meio digital explodiu de 2021 para cá. 

Cada vez mais, nosso primeiro ponto de contato com as empresas se dá pela internet, seja através de conteúdos, como este artigo que você está lendo agora ou páginas de sites, redes sociais e e-commerces. 

Ter um site ou blog se tornou um pré-requisito para qualquer negócio. Ele precisa existir não apenas no meio físico e burocrático, mas também no meio digital e nas primeiras páginas de busca do Google, para que as pessoas consigam encontrar a empresa.

Além disso, para conversão de leads e a aquisição de novos clientes, é cada vez mais necessário um site responsivo e com uma boa experiência de usuário. 

Mas, diante de um cenário tão competitivo, como se diferenciar e se destacar da maioria? 

É neste ponto que entra a contratação de uma empresa de SEO com boa reputação e entrega de resultados. 

Porque pense comigo: quantas vezes por dia você usa o Google? Quantos negócios locais já você já consultou o telefone e endereço por meio dele? Quantas dúvidas já tirou com a enciclopédia online sobre os assuntos mais diversos? Certamente, várias vezes! 

Com uma estratégia de SEO bem planejada e, principalmente, executada, você tem o potencial de levar milhares e até milhões de pessoas ao site da sua empresa!

Entenda as vantagens de contratar uma empresa de SEO

Aumentar o tráfego orgânico 

A primeira grande vantagem de ter uma empresa de SEO gerenciando o marketing digital da sua empresa é o aumento do tráfego orgânico gerado para o seu site. 

Como falamos, a empresa irá mapear as principais palavras-chave para o seu negócio, analisar a concorrência, gerar conteúdo relevante e fazer melhorias na estrutura do seu site. 

Com esse conjunto de medidas, a sua página online poderá alcançar maior volume de buscas e chegar nos primeiros lugares de pesquisa. 

Tudo isso sem precisar investir um real em tráfego pago e sem quebrar a cabeça com campanhas de anúncios em diferentes redes sociais. 

Trazer mais leads qualificados

Mas de nada adianta levar milhares de usuários ao seu site se nenhum deles gerar uma venda para o seu negócio, certo? 

É por isso que, com o planejamento de SEO Marketing, é possível pensar em estratégias para a atração de leads mais qualificados para o negócio. Como assim? 

A empresa de SEO irá analisar seu nicho de mercado como um todo e se aprofundar nas dores e interesses do seu público-alvo, trabalhando conteúdos específicos para eles através do marketing de conteúdo. 

Dessa forma, você conseguirá alcançar exatamente aqueles usuários que têm chances reais de virar seu cliente. Essa é uma das razões por que fazer SEO Marketing dá muito certo. 

Seu conteúdo gratuito ajuda o potencial cliente, ele fica com a sua marca na cabeça e, no futuro, tende a fechar negócio com você!

Melhorar a experiência do usuário 

Nos dias de hoje, quem gosta de esperar um tempo até a página de um site carregar por completo? Ninguém. 

A correria das pessoas já se reflete no mundo online e, principalmente, no comportamento do cliente dentro da web. Por isso, a empresa de SEO é responsável também por analisar todos os “gaps” do seu site que podem estar prejudicando a experiência do usuário, fazendo com que eles saiam rapidamente da sua página. 

Às vezes, é um botão que não funciona, uma imagem que não carrega, a disposição das informações que visualmente não está atrativa e até intuitiva para o leitor… Tudo isso é analisado de forma estratégica e, claro, melhorado!

Otimizar o investimento em marketing

Com tudo isso, obviamente, seu investimento em marketing será otimizado.

Se o seu usuário tem uma experiência agradável no site, consegue navegar por ele com facilidade, fazer compras ou solicitar orçamentos com muito mais rapidez.

Dessa forma, o custo de aquisição do lead “CPL” geral da sua empresa tende a diminuir já que cada vez mais o canal orgânico atrai novos usuários com um baixo custo de aquisição.  

Aumentar a autoridade do seu negócio

Com um SEO bom, um site bem feito e conteúdos que realmente agreguem valor ao seu negócio, o Google irá, aos poucos, aumentando a autoridade e a relevância do seu negócio no mercado. 

Em pouco tempo, você estará nas primeiras posições das redes de busca e os leitores saberão que você, de fato, tem credibilidade e é referência no assunto ou no segmento de atuação.

Conheça as soluções e serviços oferecidos por uma empresa especializada em SEO

Como pode ver, a empresa de SEO atua em diversos pontos do seu negócio. Dentre os serviços oferecidos, estão:

Planejamento estratégico de SEO

O planejamento estratégico de SEO é pensar a curto, médio e longo prazo nas oportunidades de palavras-chave para a sua empresa. 

Principalmente com foco no que o seu potencial cliente pensa antes de procurar pelas soluções oferecidas pela sua empresa. Além disso, o planejamento também analisa como anda a concorrência, quais são as tendências e inovações da área. 

Uma vez mapeada as palavras-chave de acordo com esses pontos, é hora de produzir os conteúdos e otimizá-los para as redes de pesquisa. 

Em seguida, é feito um monitoramento desses conteúdos. Eles estão subindo no ranking? Algum, porventura, caiu? Como podemos melhorá-lo? 

Auditoria de SEO

A auditoria de SEO consiste em um verdadeiro check up do seu site. 

Neste momento, serão analisados minuciosamente pontos de melhoria, tanto no quesito palavras-chave, como também na parte de desenvolvimento, que influenciam diretamente na experiência do usuário dentro do site. 

Será que alguma página do seu site está quebrada? Algum link apresenta o erro 404 e está sem funcionar? Tem alguma palavra-chave que seu concorrente está performando melhor que a sua empresa? Como está o tempo de resposta do servidor do seu site? Existe algum código de HTML ou CSS que precisa ser minificado? Tudo isso é feito na auditoria de SEO do site. 

Monitoramento de SEO

Como falamos, de nada adianta você produzir um super conteúdo gratuito e de valor para a audiência se, depois de publicado, você deixá-lo de lado…

Trabalhar com Search Engine Optimization requer um monitoramento constante da performance dos textos. É preciso saber se os leitores estão demorando na página ou saindo rápido, se algum concorrente tem tentando rankear para aquela mesma palavra, como se pode melhorar o conteúdo, etc…

Além disso, no monitoramento, a equipe da empresa de SEO também fica atenta a novas oportunidades de conteúdos para a sua empresa. 

Consultoria de SEO

O Consultor SEO é alguém com experiência que irá orientar a sua empresa sobre pontos que devem ser otimizados para melhorar o rankeamento do seu site no Google

Ele analisa questões como:

  • experiência do usuário no seu site;
  • seo on-page;
  • conteúdo relevante que responda às dúvidas dos usuários;
  • palavras-chaves relevantes utilizadas;
  • uso de meta-description e titles;
  • estratégia de link building;
  • redação especializada com técnicas de leitura dinâmica;
  • complemento da estratégia SEO em diferentes mídias do negócio.

Para isso, ele analisa métricas, KPIs, analisa concorrentes, faz benchmarking. 

Além disso, irá definir metas de crescimento e traçar um plano estratégico de SEO para a sua empresa colocar em prática. 

→ Conheça mais sobre a Consultoria de SEO

Otimização de sites

Como você já viu, o maior número de pessoas clica nos três primeiros resultados de busca do Google. Por isso, ter um site otimizado é a única chance de alcançá-las. 

Além da auditoria de SEO e da experiência do usuário, ao otimizar o site, a empresa responsável irá adaptá-lo ao mobile, já que a grande maioria acessa a internet via celular. 

Também irá verificar se o seu site possui o protocolo HTTPS, que garante uma navegação segura. Ter um site inseguro afasta as pessoas e também faz com que o Google o interprete mal, prejudicando no rankeamento. 

Outras técnicas, como o LCP (Largest Contentful Paint) e o FID (First Imput Delay) também influenciam bastante na performance do seu site no Google. 

Desenvolvimento Web 

Por fim, uma empresa de SEO especializada também deve fazer toda a parte de desenvolvimento web, que é justamente programar o seu site e colocá-lo no ar! 

Deixando-o com a cara do seu negócio.

Mas lembre-se: é sempre importante entender quais são as linguagens de programação que a empresa domina, como também com quais servidores ela sabe trabalhar, afinal, é muito importante que sejam utilizadas linguagens de desenvolvimento web modernas como por exemplo: JavaScript, PHP, HTML e CSS. E os Frameworks: React, Next.JS, Vue.JS, WordPress e Woocommerce. 

3 dicas para escolher bem a empresa de SEO para seu negócio 

Mas, diante de todas essas informações, como escolher bem a empresa de SEO para a sua empresa? Veja essas 3 dicas!

Confira a expertise dos profissionais envolvidos 

Antes de tudo, cheque a reputação e a expertise dos profissionais envolvidos. Quem serão os responsáveis por executar a sua estratégia de Search Engine Optimization? 

Há quanto tempo estão no mercado? Quais referências você tem do trabalho deles? Quais segmentos possuem mais expertise?

Conheça os cases de sucesso da empresa de SEO 

Para isso, conhecer cases de sucesso de clientes que contaram com a ajuda da empresa é fundamental! Quais foram os grandes marcos alcançados por eles? Em quanto tempo? 

Como a empresa de SEO conseguiu ajudá-los a alavancar vendas e se tornar referência no segmento?

Leve em conta o atendimento

Além disso, preze por um atendimento de qualidade, que esclareça todas as suas dúvidas e esteja disponível para eventuais reuniões. Também é importante que a equipe que você irá contratar consiga cumprir com prazos e trabalhar com agilidade.  

Conte com uma empresa especializada em SEO como a Queen, que tem como foco tecnologia e eficiência para escalar a sua empresa no digital. Solicite seu contato aqui e fique por dentro do que já conquistamos e o que podemos conquistar com a parceria do seu negócio!

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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