• Autor: Victor Pinheiro
  • 7 Minutos de leitura
  • 21 de setembro de 2023

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August Core Update do Google: entenda a atualização e seus impactos

Finalmente, foi oficializado o August Core Update do Google! A atualização do seu algoritmo principal ocorreu em agosto de 2023. 

O objetivo do Google é otimizar os resultados de busca para os usuários. Por isso, é importante estar atento(a) a essas atualizações, pois se não seguir as boas práticas, seu site pode acabar sendo penalizado.

Portanto, acompanhe o conteúdo a seguir para entender onde que você precisa otimizar para não ser penalizado pela nova atualização do Google. Boa leitura! 

O que é o Core Update do Google

Core Update é a Atualização Principal do Google, ou seja, melhorias nos algoritmos a fim de rastrear, indexar e ranquear sites. Dessa forma, essas atualizações acabam gerando impactos nas estratégias SEO das páginas. 

Normalmente, é preciso que os profissionais de SEO fiquem atentos às possíveis mudanças implementadas em larga escala. Dessa forma, é comum que o próprio Google anuncie quando um Core Update será oficializado.

Esse anúncio serve para prevenir os profissionais de marketing sobre as atualizações no algoritmo. Assim, é possível diminuir os impactos negativos no posicionamento das páginas, adaptando para novas estratégias. 

Você já ouviu falar no conjunto de métricas do Google? Conheça o Core Web Vitals e como medir e melhorar o desempenho do seu site a partir desses critérios. 

Quais os impactos que uma atualização do algoritmo pode trazer - Queen seo marketing

Quais os impactos que uma atualização do algoritmo pode trazer

Em novembro de 2022, o Google disponibilizou o seu Guia de Sistemas de Classificações, com conhecimentos únicos sobre a forma de funcionamento da pesquisa do Google. Ele também explica a diferença entre um novo algoritmo e uma atualização.

O termo algoritmo, também chamado de “sistema”, é um inteiro novo fator de ranqueamento usado pelo buscador, como o famoso Helpful Content System, por exemplo. 

Uma atualização de algoritmo, ou Core Update, é uma mudança dos fatores já avaliados pelo Google. Assim, ele pode trazer uma série de impactos significativos para os proprietários de sites e para os usuários. 

Os impactos podem ocorrer nas formas de classificação dos sites: alguns podem ver uma melhoria, enquanto outros podem cair nas posições de pesquisa. O tráfego e a visibilidade também podem oscilar de forma negativa ou positiva.

Assim, os proprietários de sites e profissionais de SEO podem precisar ajustar a estratégia após uma atualização para manter ou melhorar o ranqueamento da página.

Mudanças que o August Core Update traz para os sites

No August Core Update, as mudanças foram referentes ao modo como o conteúdo é avaliado no buscador. E qual o impacto no SEO?

O algoritmo foi aprimorado para identificar com maior facilidade os sites mais relevantes para as pesquisas dos usuários. Ou seja, os que fornecem informações úteis, confiáveis e atualizadas.

Dessa forma, o Google valoriza a qualidade e originalidade do conteúdo dos sites. Ele deve ser bem escrito e organizado, com facilidade de navegação e, claro, fornecendo uma boa experiência de leitura para agradar aos usuários.

Algumas mudanças ainda estão sendo implementadas, o que pode demorar semanas e até meses. Há alterações no mecanismo de busca que podem fazer parte do August Core Update, como o Search Generative Engine (SGE).

Trata-se de um novo recurso, já disponível nos Estados Unidos, que usa a inteligência artificial generativa para resumir os resultados do buscador.

O Google também anunciou que está reduzindo a visibilidade de FAQPages e limitando resultados de páginas de How-To, já que esses podem ser mais difíceis de entender.

O indicado, agora, é que FAQs sejam usadas apenas em sites institucionais, governamentais e relacionados à saúde.

Por fim, surgiu o Topic Authority, que pode ser traduzido para “Autoridade no Assunto”, um recurso para melhorar a relevância dos resultados de notícias. Ele determina a confiabilidade e especialização de um site sobre um tópico específico.

O Topic Authority tem como critério a qualidade do conteúdo, número e qualidade das fontes citadas e a quantidade de tráfego.

Topic Authority - Queen SEO Marketing

Como se preparar para as mudanças trazidas pelo novo Core Update?

Se o seu tráfego foi afetado durante ou depois do August 2023 Core Update, isso não significa que ele perderá espaço permanente, apenas que pode cair (ou não) algumas posições.

O essencial é manter a avaliação do posicionamento das páginas do seu site e, em caso de posições perdidas ou mesmo antes disso ocorrer, analisar criteriosamente como está o seu conteúdo em relação ao que você já sabe sobre o August Core Update do Google.

Avalie se os dados são originais, confiáveis, relevantes, autênticos e especializados. Verifique relatos, depoimentos, pesquisas, estudos e análises do seu conteúdo. Disponibilize dados que podem ser checados facilmente. 

É essencial que os textos sejam de autoria própria, bem escritos, sem erros de ortografia.

É importante refletir sobre essa atualização, principalmente, após o surgimento de diversas ferramentas de inteligência artificial para a produção de conteúdos.

Esses recursos, de fato, podem ajudar a otimizar tempo e recursos na produção de conteúdos para estratégias de SEO, porém, ainda assim, é preciso levar em consideração a originalidade e autoridade do conteúdo e a experiência do usuário.

Portanto, na hora de produzir conteúdos é importante seguir parâmetros como:

  • A experiência dos usuários, evitando muitos anúncios, velocidade baixa, má responsividade ou outros fatores que podem prejudicar a navegabilidade;
  • O bom funcionamento da página nos variados dispositivos móveis;
  • O uso de fontes confiáveis e, de preferência, escritas por pessoas que são especialistas ou que conhecem bem o tema;
  • O uso de imagens e vídeos para tornar o seu conteúdo ainda mais atraente.

Lembre-se que as melhores práticas de SEO consideram o E-E-A-T: “Experience, Expertise, Authority, Trustworthiness”, que, em português, significa “Experiência, Expertise, Autoridade, Confiança”, critérios essenciais que o Google utiliza para avaliar conteúdos e páginas na web.

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Práticas para recuperar o tráfego orgânico perdido caso o August Core Update tenha afetado o seu site

O buscador esclareceu que, se for observada uma queda no desempenho do site, pode ser relacionada aos ajustes das atualizações do algoritmo do Google, não necessariamente ao conteúdo ou estrutura da sua página.

O importante é focar na qualidade do site pensando sempre, em primeiro lugar, na experiência do usuário. É normal que os resultados não venham instantaneamente, mas é preciso continuar se atualizando e buscando otimizações. 

Invista em uma auditoria de SEO e na análise das páginas do site, do seu desempenho, uso e qualidade das palavras-chave, bem como do planejamento do conteúdo. O próprio Google dá dicas excelentes em sua página sobre atualizações.

E lembre-se: é sempre importante contar com a ajuda de uma consultoria de SEO especializada no assunto.
Aqui na Queen temos uma equipe de experts que acompanham as atualizações do Google para oferecer aos nossos clientes as melhores práticas.

Nosso objetivo é aumentar a visibilidade e autoridade do seu negócio, seguindo todas as diretrizes para otimizar ainda mais sua estratégia nos mais variados âmbitos: auditoria e planejamento de SEO, desenvolvimento e otimização de sites, produção de conteúdo, consultoria e mais. 

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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