- Autor: Victor Pinheiro
- 6 Minutos de leitura
- 17 de abril de 2023
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Cloaking SEO: saiba o que é e por que evitar
Você já ouviu falar em cloaking SEO? Essa é uma técnica que você deve evitar, pois é altamente punível pelo Google.
Isso porque ela faz parte dos mecanismos de Black Hat, que são um conjunto de técnicas de SEO que de certa forma manipulam os algoritmos do Google para conseguir um melhor posicionamento no ranking.
Por isso, desde 2020 o Google vem atualizando seus algoritmos para conseguir identificar as práticas de cloaking e black hat para punir esse tipo de manipulação de resultados.
A questão é que se você não entende muito bem do que se trata o cloaking, pode estar praticando essa técnica e recebendo punição do Google. Por isso, separamos para você nesse conteúdo o que é o cloaking e o que fazer para evitar o uso dessa técnica. Boa leitura!
Saiba o que é o cloaking para SEO
O Cloaking é uma técnica de Black Hat que, como a tradução em português – camuflagem – indica, acaba por esconder ou camuflar o conteúdo na página.
Isso acontece quando o seu site mostra uma determinada url e/ou conteúdo para os usuários, enquanto para o Google o site mostra outras informações. Com essa estratégia, o dono do site normalmente está buscando um melhor posicionamento na SERP.
Muitas vezes, o resultado encontrado pelo usuário é um conteúdo inapropriado, fraudulento ou spam. Dessa forma, o cloaking tenta manipular o algoritmo do Google e encontrar vulnerabilidades nesse mecanismo para que a técnica seja aplicada.
Por fim, o cloaking acaba por enganar o usuário, pois ele vai até o site para acessar uma informação, mas, ao clicar no endereço, é direcionado para algo bem diferente. Essa é uma estratégia que o Google considera ilícita, e, por isso, ele aplica punições no site que a utiliza.
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Entenda o Black Hat e sua ligação com o Cloaking
Cloaking é considerado uma técnica Black Hat (negativa, não recomendada e punível), que engana o usuário e o rastreador do Google.
Cada vez mais, o Google atualiza os seus algoritmos para deixar claro que se preocupa de fato com o usuário. Assim, a técnica de cloaking frustra o usuário e gera insatisfação com o conteúdo encontrado. Essa estratégia também pode ser usada em anúncios, podendo até levar o usuário a ser uma vítima de golpe.
Por isso, o Google leva muito a sério as denúncias de cloaking e black hat e pune com severidade os sites que as utilizam. A seguir, vamos te mostrar algumas técnicas de cloaking para você identificar e evitar.
Quais são os tipos de cloaking utilizados?
Confira a seguir os exemplos de cloaking para entender, na prática, o que você deve evitar fazer na sua página.
Por User-Agent
Uma técnica arriscada, o cloaking por User-Agent mostra para o usuário um conteúdo diferente daquele mostrado para o buscador, como falamos anteriormente.
Com relação ao UX, esse modelo também irá exibir um conteúdo adaptado para humanos e outro conteúdo adaptado para os robôs do Google.
Por IP Delivery
No cloaking por IP delivery, um script irá verificar se o endereço de IP do visitante mostra se ele é um bot ou não. Essa técnica é mais avançada, e acompanha os IPs dos bots, camuflando as informações para eles. Assim, poderá mostrar uma página de maior qualidade para o rastreador posicionar bem o site.
Por Texto Invisível
A técnica consiste em inserir textos ou links na mesma cor que a página – assim, o Google consegue visualizar os textos, mas os visitantes não. É uma técnica arriscada, já que os robôs do buscador já identificam conteúdo oculto.
Por JavaScript
Neste caso, as diferentes versões da página aparecerão dependendo se o JavaScript estiver ativo ou não. O JavaScript ainda pode ser um desafio para os mecanismos de busca, então muitos aproveitam essa prática para camuflar o que o Google consegue ver.
Por HTTP Accept-Language
O HTTP Accept-Language é um cabeçalho enviado aos servidores da Web no momento em que é feita uma solicitação no navegador. No caso do uso de cloaking, o HTTP Accept-Language é utilizado para analisar se a solicitação é dos robôs ou do usuário, exibindo o conteúdo camuflado para os usuários.
Como o site pode ser penalizado pelo Google?
Para as diretrizes do Google, o cloaking é uma prática de spam. Por isso, o site que praticar essa técnica sofrerá penalizações. No caso da estratégia ser usada em anúncios, pode acarretar no bloqueio ou suspensão da conta no Google Ads.
O site pode sofrer penalizações perdendo o posicionamento na SERP, já que o Google passará a privilegiar outros resultados, os que seguem as diretrizes do mecanismo de busca e colocam os usuários em primeiro lugar.
Por fim, violar as políticas do Google levam à ação manual, ou seja, a revisão humana do conteúdo do site que usa cloaking para detectar se aquela página infringe as diretrizes.
Depois da ação manual, o site pode ser excluído e banido dos resultados de pesquisa do Google. Neste caso, o próprio Google entrará em contato com o dono do site por e-mail para comunicar as ações manuais.
Caso haja um erro, é possível informar ao Google por meio de uma réplica.
E então, tiramos as suas dúvidas sobre Cloaking?
Essa prática é extremamente desagradável para o usuário e para o próprio buscador. Utilizá-la para melhorar o posicionamento na SERP é um erro, e vai apenas sujar a imagem da sua empresa, pois o site não será mais confiável aos olhos dos usuários.
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