• Autor: Victor Pinheiro
  • 10 Minutos de leitura
  • 14 de outubro de 2024

Conteúdo criado por humano

Como criar uma Brand Voice forte e impactante para sua empresa

Uma Brand Voice forte e impactante se destaca como um dos ativos mais valiosos da sua empresa. Com ela, o seu negócio pode ser reconhecido instantaneamente, não apenas pelo logotipo ou pelas soluções, mas pelo modo único e autêntico com que se comunica.

A Brand Voice, quando bem implementada, pode ser envolvente, criando conexões emocionais profundas e ajudando na fidelização dos clientes em todos os pontos de contato.

Se você deseja que a sua empresa ganhe visibilidade, atraia tráfego orgânico, deixe uma impressão duradoura e alcance resultados sólidos, entender e implementar uma Brand Voice eficiente é essencial.

Continue a leitura deste post para entender como desenvolver uma Brand Voice ideal para a sua estratégia de marketing e para a essência da sua empresa. Confira as vantagens, as técnicas, estratégias e mais. Vamos lá?

O que é Brand Voice e por que é importante para minha empresa?

A Brand Voice ou Voz da Marca é a personalidade da sua empresa. É como ela se apresenta ao mercado e isso deve ser consistente em todos os canais de comunicação.

Afinal, não importa qual colaborador cuida das suas redes sociais ou e-mails. O tom de voz e a forma de se comunicar devem ser consistentes. Mudanças bruscas podem causar confusão e desinformação.

A personalidade da sua empresa deve estar na forma de se expressar, na linguagem e no tom de todas as comunicações, incluindo anúncios, blogs, redes sociais, e-mails, dentre outros.

Assim, ela será sempre reconhecível para o público-alvo, personificando os diferenciais da sua empresa.

Assim, a Brand Voice ajuda a humanizar a marca e a torná-la mais atraente, coesa, com posicionamento capaz de gerar identificação nos potenciais clientes.

Ela contextualiza o que a empresa defende, a narrativa usada, a identidade visual, a estratégia de marketing, as soluções oferecidas, pois todas as partes devem estar alinhadas.

Esse conceito pode ser facilmente confundido com a Brand Persona. Embora estejam relacionados, não são a mesma coisa. Juntos, eles ajudam a criar uma experiência autêntica para o seu público-alvo. Entenda as diferenças!

Brand voice e Brand Persona são a mesma coisa?

Tanto a Brand Voice quanto a Brand Persona desempenham papéis essenciais na construção da identidade da marca, mas não são iguais.

Como você viu, a Brand Voice é a forma com a qual marca “fala” ao seu público-alvo e pode incluir tipos de comunicação, estilo, tom de voz, vocabulário e a manutenção desse formato nos canais.

Já a Brand Persona é a personificação da marca, a sua personalidade, com características humanas. Isto quer dizer, traços de personalidade, como ser confiável, inovadora, divertida, os princípios e crenças, a narrativa, dentre outros.

A Brand Persona é, na verdade, o personagem que pode representar a identidade da marca, dar “um rosto” ao seu negócio, ajudando na humanização.

Entender quem é seu cliente ideal é fundamental para desenvolver tanto a Brand Voice quanto a Brand Persona. Os dois conceitos devem ser formados com base em dados, usados nos canais certos, com uma linguagem que ressoa nos potenciais clientes.

Sempre mostre o lado humano da sua empresa, como histórias dos colaboradores, valores e causas que ela apoia.

Quais são as vantagens de ter uma Brand Voice bem definida?

Uma Brand Voice bem definida garante que todas as comunicações da marca, independentemente da plataforma ou do canal, mantenham um tom e estilo consistentes.

Isso cria uma experiência mais confiável para o público-alvo, que sente que, independente da plataforma usada, pode acreditar no posicionamento da empresa.

Além disso, uma Brand Voice única ajuda a distinguir a sua empresa frente a concorrência. Em um mercado saturado, uma voz distintiva pode ser o diferencial que atrai a atenção dos clientes.

Quando autêntica, a Brand Voice faz com que a sua estratégia de SEO se torne mais facilmente reconhecível. Assim como um logotipo ou slogan, a Brand Voice se torna uma parte integrante da identidade da marca.

Com a solidez nas mensagens transmitidas, você aumenta autoridade, credibilidade e confiança dos potenciais clientes.

Mesmo que as soluções oferecidas evoluam, o público-alvo ainda reconhecerá a sua empresa pelo que ela é, pela reputação que ela nutre.

Na realidade, a Brand Voice eficiente pode melhorar o relacionamento com o cliente como um todo, já que também é construída com base nos interesses, valores, comportamentos, dores e preferências do seu público-alvo.

Quais são as técnicas e estratégias para criar uma Brand Voice consistente e impactante - queen seo

Quais são as técnicas e estratégias para criar uma Brand Voice consistente e impactante?

Já que a Brand Voice é a personalidade consistente que a empresa adota em todas as comunicações, ela precisa ter o tom, estilo e escolha de palavras que refletem os valores do seu negócio.

Você terá a escolha entre um tom formal ou informal, amigável e acessível, ou mais profissional e autoritário.

O estilo pode ser de uma conversa casual, mais acessível, ou direto e informativo, onde a precisão é essencial.

O vocabulário inclui palavras que devem ressoar com o público-alvo e refletir a personalidade da marca. Se preciso, com o uso de gírias e jargões do setor, capazes de tornar a comunicação mais relevante.

Para desenvolver a sua Brand Voice, confira alguns passos:

Conheça seu ICP

A Brand Voice deve ser capaz de fortalecer o relacionamento com o cliente, criando uma identidade da marca que gere conexão, identificação.

Então, comece estudando o público-alvo, o mercado e a personalidade da empresa, alinhando esses três fatores.

Para ser mais específico, você precisa, principalmente, ter um Perfil do Cliente Ideal (ICP) bem definido, estudando o seu histórico de clientes fidelizados.

Com base em muita pesquisa, entenda quem são esses clientes, quais são seus interesses, valores e comportamentos.

Isso ajudará a moldar uma voz que se conecte com eles. Além disso, decida quais dessas características humanas melhor representam a sua empresa.

Esteja nos canais certos

Mesmo que você saiba se comunicar da forma certa com o seu público-alvo, você não irá alcançá-los se não estiver nos canais certos.

É preciso estudar as suas redes sociais, as suas campanhas prévias e a forma como o seu ICP se comporta para descobrir quais os canais certos para se comunicar.

Pode ser que o seu público prefira e-mails ou o Instagram, por exemplo. Você precisa estar onde ele estiver.

Para cada canal, use boas estratégias de conteúdo, alinhando a sua linguagem para os diferentes formatos.

Além disso, crie um guia ou script de respostas com base na Brand Voice e deixe que esse roteiro evolua com o tempo, embasando o comportamento dos colaboradores, mas sendo melhorado a cada cenário.

Entenda o Brand Positioning e o Brand Content

O Brand Positioning é o alicerce da Brand Voice. Ele define como queremos ser percebidos pelos nossos consumidores e como nos diferenciamos da concorrência.

Para trabalhar a Brand Voice de forma eficaz, é essencial ter um Brand Positioning claro e bem definido. No caso de uma empresa de tecnologia, o Brand Positioning pode ser baseado em valores como segurança eficiência e inovação.

Já o Brand Content é o veículo através do qual a Brand Voice é transmitida. É por meio do conteúdo que criamos, como posts em redes sociais, artigos em blogs e vídeos, que podemos expressar a personalidade e os valores da nossa marca.

É importante garantir que todo o Brand Content esteja alinhado com a Brand Voice definida no Brand Positioning.

Defina a linguagem utilizada na comunicação

Para essa etapa, novamente, formule o resultado com base em dados. Construa a linguagem estudando os concorrentes, a sua empresa, os clientes e o mercado.

Entenda como funciona a comunicação da empresa na atualidade e o que deve melhorar, fazendo, inclusive, uma boa pesquisa de palavras-chave interessantes para a sua comunicação.

Lembre-se que, se você quer que os clientes conheçam a sua empresa e permaneçam fidelizados, é preciso ter consistência, como se a sua marca fosse um velho amigo, confiável e fiel.

Evite erros, mudanças bruscas, posicionamentos desconexos e outros problemas na forma de abordar entrar em contato com os seus potenciais clientes.

Por isso, crie um documento que descreva de forma exata a Brand Voice da sua empresa, com exemplos de linguagem, tom, estilo, posicionamento de mercado e escolha de palavras, bem como o que evitar.

Esse documento deve embasar o treinamento da equipe. Certifique-se de que todos na sua empresa, especialmente aqueles que lidam com comunicação externa, compreendam e adotem a linguagem esperada.

Sempre leve em consideração a humanização

O seu potencial cliente não quer apenas adquirir uma solução, mas se identificar, concordar com os posicionamentos e se reconhecer nas marcas que escolhe para comprar.

Mostre que a sua marca tem valores, sentimentos, comportamentos e características que podem ser reconhecidas pelo ICP.

Entenda alguns questionamentos para que isso seja aplicado na prática:

  • Quais palavras descrevem a sua Brand Voice?
  • Se a sua empresa fosse uma pessoa, como ela se portaria?
  • Como você descreveria a comunicação da empresa?
  • Quais palavras ela costuma usar? Qual tom de voz?
  • Como publicar nas redes sociais?
  • Como envia e-mails?

A Brand Voice pode evoluir com o tempo. Reavalie periodicamente para garantir que ainda esteja alinhada com os objetivos e o ICP.

Com conteúdos que de fato se destacam e uma Brand Voice impactante e autêntica, a sua empresa pode ir além, gerando conteúdos com boas posições na SERP ou até alcançando rich snippets. Assim, o seu site facilmente ganhará mais cliques e as suas soluções terão mais visibilidade.

Qual o papel de uma empresa especializada na criação de um tom de voz assertivo para a marca - queen

Qual o papel de uma empresa especializada na criação de um tom de voz assertivo para a marca?

A Brand Voice deve ser criada através de muita pesquisa e dados. Então, conte com uma empresa especializada na criação de um tom preciso, para desenvolver uma comunicação clara, consistente e alinhada com seus valores e objetivos.

Esse processo envolve diversas etapas e técnicas que garantem que a voz da marca não só ressoe com o público-alvo, mas também se destaque no mercado. Para isso, você precisa:

  • realizar estudos detalhados;
  • avaliar os concorrentes;
  • identificar oportunidades para diferenciar;
  • manter a estratégia atualizada sobre as tendências de comunicação e marketing digital;
  • analisar a essência da sua organização, como personalizar a linguagem e as diretrizes que vão guiar cada abordagem com os clientes.

Esse guia, na verdade, serve como referência para todos os materiais de comunicação da sua empresa e, por isso, precisa ser levado a sério.

Apenas bons profissionais especializados possuem o conhecimento em branding, comunicação, marketing digital e SEO para que a abordagem seja eficiente.

A pergunta que fica é: qual empresa especializada pode te ajudar a construir uma comunicação autêntica, não só atrair e reter clientes, mas também para fortalecer a sua empresa como autoridade no mercado?

Nós temos o time mais capacitado para essa missão, com a expertise e as tecnologias certas. Reunimos profissionais especializados em estratégias de SEO, construção de Brand Voice, branding, produção de conteúdo, UX e muito mais.

Oferecemos um conjunto completo de serviços para a elevar sua empresa, acelerando resultados. Cada etapa é feita em cocriação com nossos clientes: contamos com os seus feedbacks e queremos personalizar cada detalhe.

Geramos estratégias sob medida para atender às necessidades específicas da sua empresa! Para entender melhor o que podemos oferecer e quais os nossos diferenciais, conheça as nossas soluções.

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Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

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