- Autor: Victor Pinheiro
- 11 Minutos de leitura
- 10 de junho de 2024
Conteúdo criado por humano
Black Hat no SEO: quais os riscos de usar essa técnica
Existem algumas ações que são mal vistas pelo Google e fazem com que sites consigam subir rapidamente no ranking do mecanismo de busca. Como é o caso do Black Hat.
Porém, trata-se de um conjunto de práticas que vão contra as diretrizes do Google. Assim, embora possam oferecer ganhos rápidos, entregam uma série de riscos significativos que podem causar danos ao seu site.
Então, é importante estar atento(a), pois você pode estar praticando essa ação sem saber e acabar sendo penalizado(a) por isso.
Entenda o conceito do Black Hat, como a técnica funciona, quais os riscos envolvidos em sua utilização e dicas práticas para evitar penalidades na sua prática de SEO. Vamos lá?
O que é o black hat no SEO?
Black Hat SEO é um termo usado para descrever um conjunto de práticas usadas para aumentar a classificação do site no Google.
Essas práticas, no entanto, são consideradas infrações pelo buscador, pois são prejudiciais no médio e no longo prazo e podem danificar a experiência do usuário.
Elas desobedecem às diretrizes do Google e tentam manipular o algoritmo no intuito de subir rapidamente no ranking. Assim, podem danificar a reputação do endereço web, prejudicando também a sua visibilidade e confiabilidade.
Elas podem causar um aumento imediato de tráfego orgânico, mas esses resultados não funcionam a longo prazo. Além disso, a técnica pode, inclusive, ser motivo para o banimento do site no Google.
Quais as técnicas de Black Hat
Como você viu, o Black Hat de SEO reúne um conjunto de técnicas que busca a otimização de uma página no buscador, mas usa métodos reprovados pelo Google. Conheça alguns deles:
Uso excessivo de palavra-chave
Uma das táticas de Black Hat é o uso excessivo de palavra-chave ou “keyword stuffing”. Isso ocorre quando uma palavra-chave ou frase é usada em excesso em uma página. Seu objetivo é manipular a classificação do site no Google.
Isso geralmente resulta em conteúdo de baixa qualidade, difícil de ler e que não oferece valor real aos usuários.
Conteúdo oculto
O conteúdo oculto é uma técnica que, como o próprio nome indica, envolve ocultar textos ou links dentro do seu site para tentar enganar o algoritmo. É comum aplicar o conteúdo oculto a partir de:
Texto da mesma cor que o fundo, tornando-o invisível para os visitantes, mas visível para o motor de busca.
Uso de folhas de estilo em cascata (CSS) para posicionar o texto fora da tela ou definir o tamanho da fonte como zero.
Aplicação de comentários HTML para ocultar o texto – podem ser lidos pelos motores de busca, mas não pelos visitantes.
Conteúdo duplicado
O conteúdo duplicado é um problema comum, mas pode ter um impacto negativo na otimização do mecanismo de busca (SEO) do seu site.
Como o nome indica, essa técnica é sobre clonar o conteúdo para que ele apareça em mais de um local web.
Isso pode ocorrer dentro do mesmo site (conteúdo duplicado interno) ou em diferentes sites (conteúdo duplicado externo). O Google, então, precisa determinar qual versão é mais relevante para a consulta, o que gera problemas de indexação e classificação.
Se várias páginas têm o mesmo conteúdo, o Google pode optar por exibir apenas uma ou até “diluir” a autoridade entre ambas.
Doorway Pages
As Doorway Pages são criadas especificamente para fins de otimização de mecanismos de busca (SEO). Dessa forma, são projetadas para classificar bem para palavras-chave específicas e redirecionar usuários para um endereço.
O conteúdo de baixa qualidade, feito para ranquear, está frequentemente escondido dos usuários, mas é visível para o Google. Assim, não oferece valor real para o usuário e pode ser rapidamente eliminada pelo buscador.
Compra e troca de links
A compra e troca de links envolve adquirir backlinks para um site enquanto você oferece algo em troca, como pagamento, troca de serviços ou uma troca de links recíprocos. Ou seja, é um acordo entre dois sites para se linkarem mutuamente tentando manipular a classificação do Google.
Link farms
As Link Farms são uma das técnicas de Black Hat. Trata-se de um grupo de sites que faz linkagens entre si com o objetivo de manipular os rankings do buscador.
Cada site linka para todos os outros no grupo e, em teoria, isso aumentaria a autoridade de todos.
A técnica, que é parecida com a compra e troca de links, mas em grupo, também é desaprovada pelo Google por não fornecer valor ao usuário, mas sim tentar enganar o algoritmo.
Spam nos comentários
O Spam nos comentários definitivamente não está entre as boas práticas de SEO.
Trata-se de postar comentários irrelevantes ou sem sentido em blogs, fóruns ou redes sociais com o único propósito de inserir um link de volta para o seu próprio site.
Essa tática de manipulação para obter backlinks pode prejudicar a experiência do usuário, gerando frustrações, prejudicando a navegabilidade e tornando difícil encontrar informações úteis e relevantes.
Marcação excessiva de dados estruturados
A marcação de dados estruturados, quando aplicada em excesso, também não está entre as práticas de um SEO ético.
A marcação de dados estruturados serve para fornecer informações adicionais ao Google sobre o conteúdo de um site.
No entanto, a marcação excessiva ocorre quando alguém usa a técnica de forma enganosa, adicionando marcações irrelevantes ou prejudiciais.
É uma tentativa de manipular os resultados de busca, prejudica a utilidade das marcações e pode levar à penalização do site.
Redirecionamentos enganosos
Os redirecionamentos enganosos envolvem mostrar uma versão de uma página para o buscador e outra diferente para os usuários.
Assim, tenta manipular e melhorar o ranqueamento de um site, enquanto entrega conteúdo irrelevante.
Uma vez que o usuário clica em uma dessas páginas, ele é redirecionado para outra (geralmente uma página de destino ou uma página de produto) que muitas vezes não tem a ver com a sua pesquisa original.
Essas páginas oferecem pouco valor e são consideradas uma manipulação, o que pode gerar penalidades.
SEO negativo
O SEO negativo é sobre usar práticas de SEO prejudiciais para sabotar a classificação de um concorrente e se aproveitar da performance dele. Como é o caso da criação de links de spam para o site do concorrente ou a cópia de seu conteúdo.
Se você quer verificar se algum site está praticando SEO negativo com o seu endereço, basta fazer uma análise de backlink detalhada. Se você notar um aumento repentino de backlinks de baixa qualidade ou irrelevantes, basta rejeitá-los.
Use o Google Search Console para verificar os links.
Conteúdo programático
O conteúdo programático é o conteúdo criado automaticamente, muitas vezes usando bots, algoritmos, ferramentas sem revisão humana ou cópias traduzidas de outros textos.
Embora possa ser útil em alguns casos, como na criação de descrições de produtos, esse conteúdo pode gerar baixa qualidade e uma queda nos rankings.
Afinal, ele não é original, não costuma ser relevante ou gerar valor diferenciado, além de tentar manipular o algoritmo que busca conteúdos humanizados.
Palavras-chave não relacionadas
Incluir palavras-chave não relacionadas no intuito de manipular os rankings do Google pode prejudicar a experiência do usuário e gerar penalidades. Trata-se de adicionar termos populares, mas irrelevantes para o conteúdo.
Afinal, quando o usuário se depara com conteúdo cheio de palavras-chave fora de contexto, pode se sentir frustrado e gerar uma taxa de rejeição alta, pois deixará a página.
Quer saber quais outras técnicas evitar? Conheça o Cloaking!
Riscos de fazer o Black Hat
Implementar técnicas de Black Hat pode levar a penalidades graves para a sua empresa no Google. Entenda esses riscos:
Penalização do site
Se o Google descobrir que você está usando técnicas de Black Hat SEO, ele pode penalizar o seu site reduzindo sua classificação ou até mesmo removendo-o completamente dos resultados da pesquisa.
Esse é, provavelmente, um dos riscos mais significativos de usar Black Hat SEO, já que tem um impacto duradouro no tráfego e na visibilidade da página.
Consequências na experiência do usuário
As técnicas de Black Hat SEO normalmente levam a uma experiência de usuário ruim, já que o conteúdo que o Google classifica pode não ser o mesmo conteúdo que os usuários veem – entre outros problemas.
Além disso, se os usuários se depararem com Spams ou conteúdos enganosos, podem perder a confiança em seu site e em sua marca.
Dificuldade em alcançar resultados
Dentre os riscos do Black Hat no SEO, está a dificuldade de alcançar resultados duradouros. Afinal, essas técnicas não são sustentáveis.
Embora possam proporcionar um impulso inicial aparente nos rankings, são ganhos temporários que podem gerar penalidades permanentes.
Uma vez que você é penalizado, pode ser muito difícil recuperar uma boa posição.
Práticas eficientes para alcançar resultados sem recorrer ao Black Hat
Para evitar Black Hat e penalizar o seu SEO, concentre-se em criar conteúdo de alta qualidade, que seja útil para seus usuários, a partir de práticas eficientes, como:
Planejamento estratégico de palavras-chave
Faça uma escolha de palavras-chave que contribuem para o posicionamento da sua empresa. Com base em pesquisas em ferramentas específicas de SEO, descubra quais termos são atrativos para os potenciais clientes.
Aplicação correta de meta tags
Investir em meta tags é essencial. Afinal, são comandos em HTML que você gera para descrever o conteúdo da página para o Google e para os usuários. Devem ser precisas, bem elaboradas e atrativas.
As meta tags fornecem dados como título ou breve resumo sobre o assunto. Por isso, devem conter as palavras-chave relevantes, sendo otimizadas tanto para o visitante quanto para o algoritmo. Lembre-se de otimizar imagens com alt text relevante, garantindo um SEO acessível.
Manter a responsividade e o mobile friendly
Gere sites e conteúdos amigáveis para dispositivos móveis, pois o Google valoriza páginas que se adaptam e oferecem uma boa experiência aos usuários.
Cuide da navegabilidade, acessibilidade, velocidade e outras práticas para fornecer o melhor para os visitantes.
Conheça boas práticas de SEO técnico para ranquear rapidamente!
Como identificar a punição por Black Hat
Caso você suspeite que esteja recebendo punição devido a técnicas de Black Hat, é importante verificar alguns sinais, como:
- Um sucesso imediato com aumento de tráfego, mas com perdas posteriores evidentes;
- Perda significativa de posição para palavras-chave específicas;
- Páginas não indexadas no Google;
- Ou, ainda, você pode acessar o Google Search Console para buscar por avisos sobre penalidades.
Caso o seu site tenha sofrido uma punição, entenda quais ações geraram essa resposta do Google, corrigindo os problemas. Você pode pedir para o buscador reanalisar o seu site após as correções.
O objetivo principal não é apenas atrair tráfego para o seu site, mas também melhorar a experiência do usuário através de estratégias sustentáveis de SEO.
Para prevenir penalidades que coloquem em risco o seu site, conte com a ajuda de consultores especializados. Esses profissionais irão otimizar sua estratégia, fazendo com que você não sofra com problemas e garantindo que seus ganhos continuem em ascenção, ao invés de perdas.
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