• Autor: Victor Pinheiro
  • 16 Minutos de leitura
  • 27 de junho de 2024

Conteúdo criado por humano

Auditoria de SEO: o que avaliar para manter bons resultados

Para que a sua empresa se posicione bem no Google e ganhe visibilidade, ter um site é apenas o primeiro passo. É preciso implementar as técnicas de SEO para que um site possa ser encontrado pelos usuários, e é aqui que entra a importância da auditoria de SEO.

Se você deseja que o seu site tenha um desempenho capaz de gerar bons resultados, ele precisa de otimizações, atualizações e melhorias regulares. E é para isso que serve a auditoria de SEO, pois ela se baseia em uma análise ou diagnóstico da estrutura das páginas internas e da parte técnica do seu site segundo os critérios do Google.

Mas afinal, como essa auditoria é realizada? Continue a leitura para entender quais são as ferramentas mais eficazes para conduzir a sua auditoria, os principais pontos que devem ser analisados e dicas práticas para esse processo. Vamos lá?

O que é uma auditoria de SEO

Uma auditoria de SEO é um diagnóstico detalhado do seu site para identificar problemas e oportunidades de melhoria.

Assim, com a análise, você poderá verificar tudo o que está afetando o seu posicionamento no Google e identificar gaps de crescimento do tráfego digital que devem ser melhorados.

A auditoria de SEO também é essencial para aumentar a conversão de leads em clientes, melhorar a experiência do usuário e outros resultados para sua marca.

Isso porque ela é capaz de:

  • identificar elementos que devem ser otimizados;
  • verificar o andamento do rastreamento e indexação;
  • detectar problemas técnicos;
  • trabalhar para melhorar o conteúdo e a estrutura do site;
  • avaliar a velocidade de carregamento, a navegação, os backlinks, o sitemap e a conformidade com as diretrizes do Google, por exemplo.

A boa auditoria também deve fazer uma análise das métricas de engajamento, estudando os dados do site e o comportamento dos usuários nele, fornecendo recomendações sobre como corrigir e otimizar pontos.

De modo geral, a auditoria de SEO é feita no início do seu projeto de SEO e deve ser monitorada ao longo do tempo.

Importância da auditoria de SEO para o Ranqueamento no Google

A realização e monitoramento da auditoria permite identificar e corrigir problemas que podem estar impedindo o seu site de atingir seu pleno potencial. Portanto, é essencial para alcançar as melhores posições nos mecanismos de buscas.

Além desse objetivo, existem metas que uma boa auditoria pode te ajudar a alcançar:

  • Corrigir erros 404, pois as páginas não encontradas podem prejudicar a experiência do usuário e a rastreabilidade do site.
  • Corrigir aqueles links quebrados, que não funcionam, frustram o usuário e diminuem a autoridade do site.
  • Impedir que as páginas não sejam indexadas para que apareçam nos resultados de busca.
  • Melhorar o conteúdo para atrair cliques dos usuários, aumentar o tempo de permanência e diminuir a taxa de rejeição.
  • A partir de tags, ajuda a estruturar o conteúdo para que seja mais organizado e legível.
  • Gerar URLs amigáveis, facilmente compreendidas pelo Google e pelos usuários.
  • Melhorar a velocidade de carregamento, o design responsivo e a navegação.
  • Eliminar conteúdos duplicados e links tóxicos, de má qualidade.

Essas melhorias resultam em maior visibilidade, tráfego orgânico e, eventualmente, mais conversões – daí a importância inegável da auditoria de SEO.

O que deve ser avaliado na auditoria de SEO - queen seo marketing

O que deve ser avaliado na auditoria de SEO

A auditoria de SEO envolve várias etapas essenciais. São elas:

Analise a velocidade das páginas

A boa velocidade de carregamento das páginas é essencial para a experiência do usuário, sendo um elemento também valorizado pelo Google. Você pode usar o Google PageSpeed Insights para medir essa velocidade e partir para a otimização.

Lembre-se que, quanto mais devagar uma página carrega, maior a chance de um usuário abandonar o seu site.

Segundo dados da DoubleClick, 53% dos visitantes abandonam um endereço web quando ele demora mais do que 3 segundos para carregar em dispositivos móveis, por exemplo.

É essencial que o seu site seja rápido, tanto do ponto de vista de técnicas de SEO quanto de experiência do usuário (UX).

Confira os erros de indexação

Verifique se todas as páginas importantes do site estão sendo indexadas pelo Google, já que as páginas não indexadas não são incluídas na base de dados do buscador e, dessa forma, não aparecerão nos resultados.

Para ver se suas páginas estão indexadas, vá diretamente para o Google Search Console. Nele, você poderá ver o gráfico de todas as páginas e o status de indexação.

Verifique falhas, como páginas bloqueadas pelo robots.txt, páginas com erros 404 e outros problemas.

Você também pode pedir que o Google indexe uma URL específica clicando em “Request Indexing” ou “Solicitar Indexação”. Lembre-se de que nem todas as páginas precisam ser indexadas, apenas aquelas que você quer que apareça.

Identifique páginas duplicadas

Conteúdos duplicados podem prejudicar o ranqueamento do site, então, é hora de identificar e resolver esse problema. Você deve garantir que cada página tenha materiais únicos, originais, relevantes e valiosos para o usuário.

Essa é uma verificação básica, mas essencial. Se seu site estiver com mais de uma versão do mesmo conteúdo, pode ter problemas de rastreamento, indexação e ranqueamento.

Essa duplicação pode gerar impactos negativos no seu ranqueamento. Então, digite versões do seu site no buscador e espere o redirecionamento, garantindo que apenas uma versão da página original seja mostrada.

Execute um rastreamento no site

Realize um rastreamento completo do site para identificar problemas técnicos, como links quebrados, redirecionamentos incorretos e problemas de estrutura de URL. Trata-se de simular como o Google rastreia suas páginas e encontrar possíveis problemas.

Para isso, você pode contar com a auditoria do Semrush, prestando atenção na pontuação do quão saudável o seu site está com base nas falhas encontradas pela análise.

Observe o SEO técnico e corrija os problemas de rastreabilidade, redirecionamento, HTTPS, desempenho, linkagens, sitemap, dados estruturados e mais. Use a ferramenta regularmente para monitorar o seu site de perto.

Confira se existem ações manuais do Google

Verifique no Google Search Console se há notificações de ações manuais aplicadas ao seu site.

Essas ações podem ser penalidades impostas pelo Google devido a práticas inadequadas e problemas de SEO.

Portanto, elas devem ser resolvidas o quanto antes, já que significam que a posição do site na SERP pode cair, perdendo visibilidade até que você revogue a ação.

A ação manual pode vir, por exemplo, de links suspeitos, spam, uso exagerado de palavras-chave, conteúdo problemático e mais. Em casos graves, o seu site pode perder completamente a indexação na SERP.

Então, veja o guia “Security and Manual Actions” no Google Search Console, e clique no link de “Manual actions”. Lá, veja se algum problema foi detectado.

Monitore e identifique sua nota no responsivo

O relatório “Brasil Digital 2024”, mostrou que 96,9% da população tem acesso a dispositivos móveis, com conexões móveis. Segundo estudo do Statista, o número de dispositivos móveis deverá alcançar 18,22 mil milhões até 2025.

A responsividade é essencial para o Google, já que ele entende que grande parte dos usuários navegam por dispositivos móveis. Sendo assim, é imprescindível obter o índice mobile-first.

Se o seu site não for compatível com outros tamanhos de tela, você provavelmente não está colocando a experiência do usuário em primeiro lugar.

Essa compatibilidade é um fator de classificação desde 2015, por isso, você pode verificar como anda o seu site na parte de “Usabilidade em dispositivos móveis” no Google Search Console. O relatório mostra problemas de compatibilidade, usabilidade e quais páginas estão com falhas.

Analise o Core Web Vitals

Os Core Web Vitals são métricas de SEO essenciais que afetam a experiência do usuário. Elas foram anunciadas no início de maio de 2020 para unificar e simplificar as orientações para os sites que desejam fornecer a melhor experiência ao usuário.

Então, utilize o Google PageSpeed Insights e o Google Search Console para analisar métricas como LCP (Largest Contentful Paint), INP (Interaction To Next Paint) e CLS (Cumulative Layout Shift). Entenda:

  • Largest Contentful Paint (LCP) mede o tempo de carregamento do maior elemento visível.
  • Interaction To Next Paint (INP) mede a experiência do usuário, levando em conta pontos como a agilidade com a qual a página responde e substitui a antiga métrica First Input Delay (FID).
  • Cumulative Layout Shift (CLS) mede a estabilidade visual, ou seja, a quantidade de movimentos inesperados do conteúdo.

Seguindo o monitoramento e otimização dessas métricas, você terá:

  • boa velocidade de carregamento;
  • responsividade;
  • melhoria da experiência do usuário;
  • estabilidade e mais.

Confira a linkagem interna

Uma boa estrutura de linkagem interna ajuda o Google a entender a organização, a hierarquia e a importância das páginas do seu site. Por isso, os links internos são uma parte essencial do SEO.

Com a linkagem interna bem estruturada, o Google pode passear pelas páginas do seu site – e os usuários também. Esse processo facilita a distribuição da autoridade do site entre as páginas mais importantes.

Portanto, verifique se todas as páginas importantes estão devidamente interligadas e se não há links quebrados ou redirecionamentos com problemas.

Analise o tráfego orgânico do site

O tráfego orgânico é o gerado por visitantes que alcançam o seu site depois do clique em resultados de busca não pagos. Por isso, esse é um dos indicadores mais importantes quando se trata de uma boa estratégia de SEO.

Utilize ferramentas como Google Search Console para monitorar o tráfego orgânico do site. Verifique a performance, e com associação ao Google Analytics, construa relatórios de tráfego para análises regulares.

Analise métricas como taxa de rejeição, tempo de permanência, páginas por sessão e identifique quais páginas estão atraindo mais tráfego e quais precisam de melhorias.

Faça análises em comparação com a concorrência

A boa auditoria de SEO também deve envolver uma detalhada comparação do seu site com os dos seus seus concorrentes, e você pode usar a ferramenta Semrush para isso.

Portanto, compare o desempenho do seu site com o dos concorrentes, identifique palavras-chave, backlinks e estratégias de conteúdo que estão funcionando bem para eles e veja como você pode adaptar essas táticas para a sua empresa.

Faça uma comparação de domínios, verificando quantas palavras-chave o endereço web ranqueia nas primeiras posições do Google, quais a sua empresa não está ranqueando e quais representam boas oportunidades.

Lembre-se da importância da análise de palavras-chave na Auditoria de SEO. Conheça o Google Keyword Planner e saiba como usá-lo para otimizar resultados!

Atualize as páginas regularmente

Revise e atualize regularmente o conteúdo das páginas do seu site para garantir que ele continue relevante e otimizado. Isso porque o algoritmo do Google é modificado com certa recorrência.

Portanto, na hora de revisar, leve em conta a atualização de meta descrições, títulos, conteúdo textuais e elementos visuais. Certifique-se de que todas as imagens têm texto alternativo (alt text) descritivo.

Também é importante enriquecer o conteúdo existente e verificar dados estatísticos, informações de contato e detalhes sobre as soluções fornecidas pela sua empresa.

Reavalie e atualize as palavras-chave para garantir que ainda são relevantes e que você está aproveitando novas oportunidades.

Lembre-se que o Google valoriza domínios de valor que seguem técnicas de SEO. Então, delete ou otimize aquelas páginas de baixa qualidade que podem ser consideradas obstáculos para o bom posicionamento do seu site.

Você pode ir até o Google Analytics para verificar quais são as páginas de fato úteis, relevantes e bastante acessadas no seu site.

Guia para o Google Analytics: como usar

Identificação de oportunidades de backlinks

Os backlinks são importantes e fundamentais para a autoridade e o ranqueamento do seu site no Google. Então, identificar e aproveitar oportunidades de backlinks de alta qualidade pode fazer uma grande diferença.

Na sua auditoria de SEO, passe a identificar oportunidades relevantes de backlinks e monitorar os links já existentes. Busque parcerias, guest posts estratégicos e menções para aumentar a autoridade do seu domínio.

Utilize o Semrush, por exemplo, para analisar os backlinks dos seus concorrentes, verificando candidatos para essas linkagens.

Ferramentas Essenciais para Auditoria de SEO - queen seo marketing

Ferramentas Essenciais para Auditoria de SEO

Como você viu, já citamos algumas tecnologias que podem te ajudar nessa jornada, mas há muito mais sobre as ferramentas para auditoria de SEO. Confira:

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita e indispensável para qualquer auditoria de SEO.

Nós, enquanto consultoria especializada, utilizamos e consideramos o GSC uma das principais e mais importantes ferramentas de SEO. Isso porque ele oferece uma variedade de recursos para monitorar e manter a presença do seu site nos resultados de pesquisa, avaliando como ele está aparecendo na SERP.

Com a ferramenta, você pode identificar as páginas que o Google não conseguiu indexar, as palavras-chave que trazem mais tráfego para o seu site, as possíveis penalidades aplicadas ao seu endereço web e como anda a estrutura de links internos.

google search console - queen seo marketing

Google analytics

O Google Analytics é outra ferramenta gratuita que oferece insights relevantes sobre o comportamento dos usuários no seu site. Como, por exemplo:

  • monitorar o tráfego que vem de pesquisas orgânicas;
  • medir a porcentagem de usuários que saem do site após visualizar apenas uma página;
  • analisar o tempo que passam navegando no endereço web da sua empresa, quantas páginas visualizam e mais.

Origem do Tráfico - Queen SEO Marketing

Semrush

O Semrush é uma ferramenta paga que oferece vários recursos para SEO, incluindo auditorias técnicas, análise de backlinks e pesquisa de palavras-chave.

Inclusive, é uma das ferramentas mais completas de SEO e quando utilizada de forma estratégica pode potencializar o seu projeto de SEO.

Basta cadastrar um projeto na ferramenta e você pode verificar problemas técnicos, receber sugestões de correção, monitorar os backlinks, as palavras-chave e até comparar o desempenho do seu site com o de concorrentes.

Screamming frog

O Screaming Frog é uma ferramenta de rastreamento gratuita. Ela permite até 500 URLs e faz um rastreamento similar ao Google, o que permite uma análise técnica detalhada do seu site.

A tecnologia faz a verificação de todas as URLs para encontrar erros, além de analisar títulos, descrições e cabeçalhos para te ajudar a corrigir problemas.

O Screaming Frog também faz a identificação de páginas com conteúdo duplicado e a investigação da saúde dos redirecionamentos da sua página.

Core Web Vitals do Google

O Google usa diversas métricas para avaliar a experiência que uma página oferece, considerando fatores como responsividade, velocidade, segurança, uso de HTTPS e mais.

Esses critérios se juntam para que o buscador avalie a página, tendo diferentes pesos.

Para facilitar a leitura desses fatores, o Core Web Vitals reúne métricas específicas para medir a experiência do usuário em um site. A expressão pode ser traduzida como “principais métricas da web” e engloba os indicadores que você já viu aqui.

Essas métricas resumem o entendimento dos critérios que realmente importam para um bom ranqueamento no Google, são os sinais essenciais para a boa usabilidade das páginas da sua empresa.

As métricas do Core Web Vitals podem ser medidas no laboratório (lab data) ou no campo (field data). No laboratório, a análise usa ferramentas que simulam o carregamento de uma página. No campo, a análise considera as interações de usuários reais.

analise CORE WEB VITALS

Como garantir uma boa auditoria de SEO

Realizar uma auditoria de SEO detalhada é essencial para identificar problemas que podem estar afetando o rendimento do seu site no Google.

Ela vai entregar um verdadeiro diagnóstico, revelando se a página está otimizada de acordo com as melhores práticas de SEO.

A auditoria vai identificar e corrigir problemas que podem estar prejudicando a performance do seu site, determinando se ele vai ou não alcançar os potenciais clientes e impulsionar as conversões.

Então, se você quer saber por quais motivos o seu site não está bem posicionado ou como subir no ranking do buscador, a auditoria é a ferramenta certa.

No entanto, garantir que essa auditoria seja completa e precisa pode ser um desafio. Para isso, você precisa contratar uma consultoria com especialistas em SEO e em tecnologia que possam te ajudar no passo a passo.

Apenas profissionais especializados podem lidar com problemas técnicos e de conteúdo do site.

Ao delegar essas tarefas para os especialistas certos, você pode se concentrar em outras áreas do seu negócio e evitar erros que causariam prejuízos.

Por isso, você pode contar com o nosso time nessa jornada! Nós oferecemos soluções personalizadas para a sua empresa, desenvolvidas especialmente para suprir as necessidades do seu negócio.

O nosso time tem o conhecimento e a experiência necessários para identificar problemas, permanecendo atualizado com as últimas tendências e mudanças nos algoritmos. Por isso, estudamos os critérios do Google para garantir que o seu site esteja otimizado de acordo com as práticas mais atuais.

Utilizamos ferramentas e técnicas certas para realizar uma análise detalhada, com a verificação de problemas técnicos no rastreamento, redirecionamentos incorretos, o aperfeiçoamento do design para a melhor navegabilidade e mais.

Implementamos a avaliação da qualidade e relevância do conteúdo, incluindo a presença de palavras-chave, meta descrições e mais, bem como a revisão da estrutura de links internos e análise de backlinks.

Para que o seu site forneça a melhor Experiência do Usuário (UX), fazemos avaliação da intuitividade, estética, design responsivo, acessibilidade e outros fatores.

Entenda a conexão entre SEO e UX!

Além de identificar problemas, a nossa consultoria vai ajudar sua empresa a implementar as soluções necessárias. Temos um time de desenvolvedores web para garantir que as otimizações sejam feitas corretamente, evitando muitas dores de cabeça.

Vamos gerar resultados para o seu negócio? Conheça a nossa solução de Auditoria de SEO!

fale conosco - queen seo marketing

Victor Pinheiro

Victor Pinheiro é o atual CEO da Queen, além de ser um administrador de empresas e consultor do mercado de SaaS com ampla experiência em projetos de SEO para Startups e empresas de tecnologia. Com mais de 7 anos de atuação, Victor é um especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing Digital. Entregando soluções estratégicas para impulsionar o crescimento dos negócios no Google. Seu conhecimento e expertise no segmento B2B são fundamentais para potencializar a visibilidade das empresas, garantindo que elas se destaquem nos motores de busca e conquistem seus mercados.

Conteúdos recentes